As organizações do Terceiro Setor têm gerado, como se sabe, excelentes oportunidades de trabalho e, ainda, a demanda por profissionais atualizados diante dos desafios do mercado contemporâneo, capazes de elaborar e gerenciar projetos sociais eficazes no contexto em que se inserem.
Alinhado a essa demanda, o Curso de Extensão Elaboração e Gestão de Projetos para o Terceiro Setor proporciona conhecimentos técnicos e estratégicos na área de Projetos Sociais, voltados para a captação de recursos e prestação de contas em organizações do Terceiro Setor. As aulas enfocam temas como definição de projeto social, conceitos básicos da gestão, roteiro para elaboração, monitoramento e avaliação de projetos.
Objetivos
Capacitar os interessados para atuarem na elaboração e gestão de projetos sociais voltados para o Terceiro Setor, por meio da discussão de temas essenciais à área.
Sobre o Curso
-
Categoria: Extensão, On-line Síncrono
-
Público-alvo:
Graduados ou graduandos que atuam ou pretendem atuar no Terceiro Setor.
-
Duração: 40 horas
-
Local: On-line Síncrono
-
INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Profa. Dra. Márcia Moussallem
Graduação em Serviço Social; Graduação em Ciências Sociais ( Bacharel e Licenciatura); Mestre e Doutora em Serviço Social ( área de concentração: Serviço Social, Fundamentos e Pratica Profissional, Políticas Sociais, Associativismo Civil e Movimentos Sociais) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP; MBA em Gestão Para Organizações do Terceiro Setor. Professora do Programa de Educação Continuada da Fundação Getúlio Vargas-FGV-PEC/SP; Professora do Curso de Pós-Graduação/Especialização e Extensão da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -PUC-COGEAE/SP; Professora do Curso de Pós-Graduação Gestão e Serviços do SUAS- FAPCOM-PAULUS/SP; Foi professora na graduação ( FMU, UNIBAM, UNIAN/SP); Professora colaboradora: SESC /SP. Publicou quatro livros: Resistir é Refletir- Temáticas Sociais Contemporâneas ( autora); Da Filantropia à Cidadania ( autora); Dicionário do Terceiro Setor ( organizadora e autora); Terceiro Setor: Um Ator Estratégico para o Desenvolvimento Humano ( autora). Colunista: Observatório do Terceiro Setor-SP (atualmente); Jornal Folha de São Paulo (página/empreendedor social- Período: 2010-2016). Participou do NEATS- Núcleo de Estudos Avançados Terceiro Setor, NEAM- Núcleo de Estudos e Pesquisas em Aperfeiçoamento Marxista (PUC/SP). Área (s) de Atuação: Serviço Social, Ciências Sociais e Administração/Pública.
Saiba Mais
Professor em Destaque
Profa. Ma. Erika Costa da Silva
Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos e Especialização em Administração para Organizações do Terceiro Setor pela FGV/SP . Atualmente é consultoria e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Membro do Núcleo de Estudos Avançados no Terceiro Setor (NEATS) da PUC/SP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: terceiro setor, incubação de empreendimentos econômicos solidário, economia solidária, incubadora empreendimentos econômicos solidários e redes sociais.
Saiba Mais
Temas
Elaboração e Gestão de Projetos Sociais
- O que é Projeto Social
- Leitura da Realidade e Importância dos Conceitos para a Realização dos Projetos
- Conceitos Básicos da Gestão de Projetos
- Passos para Elaboração de Projetos Sociais
- Diagnóstico: Construção da Árvore e Problemas
- Roteiro para Elaboração de Projetos Sociais
- Importância do Monitoramento e da Avaliação dos Projetos
- Metodologias e Tipos de Avaliação
- Processo de Avaliação de Projetos Sociais
Prestação de Contas
- Visão Geral do Terceiro Setor no Brasil
- Prestação de Contas: Investimento Social - Governo e Iniciativa Privada; Órgãos Reguladores - Ministério da Justiça, CNAS, INSS, COMAS, CMDCA etc.; Órgãos Tributários - Receita Federal e Ministério do Trabalho
- Visão Prática: Comentários sobre Experiência prática, Destacando-se Cuidados, Problemas, Resultados etc.
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.
INÍCIO: 31/03/2025
TÉRMINO: 30/06/2025
DATAS: 31/03 - 07, 14, 28/04 - 05, 12, 19, 26/05 - 02, 09, 16, 23, 30/06/2025
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
• Comprovante de Inscrição;
• Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
- A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br