A aceleração social do tempo e a hiperconexão digital têm produzido indivíduos exaustos e contextos sociais desumanizados e cada vez mais patológicos em razão da violência da velocidade na vida cotidiana.
Com base em conceitos e esquemas teóricos inovadores, o curso almeja também contribuir para que os(as) alunos(as) tenham condições de influir consistentemente na – e transformar a – realidade vigente. Para alcançar esses objetivos, o curso está dividido em três unidades: (1) como percebemos o tempo, o bem-estar e a saúde mental; (2) ideias e conceitos que amparam a reflexão sobre o tempo e sobre a aceleração social na contemporaneidade; e (3) práticas e experiências de desaceleração e de mudança individual e coletiva.
Objetivos
O curso visa proporcionar:
a) explanações e discussões sobre a percepção do tempo e sobre a experiência de aceleração na cidade, com foco no bem-estar e na saúde mental individuais e considerando prioritariamente os modos de relação com as tecnologias digitais;
b) aporte teórico-reflexivo para que cada aluno(a) possa conectar sua percepção e experiência ao que o conhecimento científico vem produzindo a respeito da aceleração social do tempo, do capitalismo e da sociedade do cansaço;
c) informações embasadas para que o(a) aluno(a) pense alternativas ou formas possíveis de transformação de sua realidade individual e de seu entorno sociocultural.
Diferenciais
Ao final do curso, o(a) aluno(a) terá realizado ampla trajetória de reflexão sobre sua experiência em relação ao tempo e à aceleração da vida na cidade, seu bem-estar individual e sua saúde mental; e, somando novos recursos cognitivos, terá conectado essa experiência tanto às teorias e conceitos estudados, quanto a alternativas de transformação pessoal e social.
Sobre o Curso
-
Categoria: Extensão, Presencial
-
Público-alvo:
Estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de todas as áreas do saber, interessados(as) nas temáticas do curso – especialmente das áreas das Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas (Ciência da Informação, Educação, Ciências da Saúde, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Ciência Política
-
Duração: 30h
-
Local: Campus Monte Alegre
-
INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Profa. Dra. Michelle Prazeres
É jornalista, pesquisadora e educadora. Atua como consultora de bem-estar, saúde mental no trabalho e desenvolvimento profissional e organizacional. Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e Doutora em Educação (FE-USP). Membra do CENCIB - Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura, possui Pós-Doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), com foco nas relações entre comunicação, tecnologias e aceleração social do tempo.
É CEO do Instituto Desacelera e idealizadora da iniciativa DesaceleraSP, da Escola do Tempo e do Dia sem Pressa, o primeiro festival de cultura slow do Brasil. Mãe de duas crianças, Miguel e Francisco, é sócia da Ação Educativa e Vice-Presidenta da Cidade Escola Aprendiz.
Saiba Mais
- Encontro 1: Unidade “Percepção” (I). Apresentação da docente e dos(as) estudantes, bem como do curso e do exercício de percepção temporal.
- Encontro 2: Unidade “Percepção” (II). Oficina de alocação temporal.
- Encontro 3: Unidade “Percepção” (III). Identificando “ladrões de tempo”. Introdução ao movimento slow.
- Encontro 4: Unidade “Conceito” (I). Sociedade do cansaço.
- Encontro 5: Unidade “Conceito” (II). Capitalismo 24/7.
- Encontro 6: Unidade “Conceito” (III). Aceleração social do tempo.
- Encontro 7: Unidade “Conceito” (IV). Escravos do tempo. Dromocracias.
- Encontro 8: Unidade “Conceito” (V). Hiperinformação e dietas informativas.
- Encontro 9: Unidade “Ação” (I): movimento slow e decrescimento sereno.
- Encontro 10: Unidade “Ação” (II): prototipando futuros mais humanos.
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia do Diploma de Graduação ou cópia do Histórico Escolar para graduandos
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br