Educação Continuada
- Início
- Especialização e MBA
- Cooperativas e…
Cooperativas e cooperativismo
Apresentação
O curso introduz aos princípios da Economia social e solidária e do cooperativismo, considerando princípios e valores desse tipo de organizações sociais e as oportunidades da transição para um Modelo Democrático e horizontal de fomento à economia solidária e do cooperativismo. Com uma longa história no país, o cooperativismo mostra-se um caminho relevante para enfrentar as enormes desigualdades sociais. O fortalecimento do cooperativismo requer a formação de agentes que recuperem os princípios e as experiências relevantes da economia solidária nas últimas décadas, bem como dos novos caminhos e perspectivas para a formação de empreendimentos cooperativos solidários.
Objetivos
Geral:
- Capacitar interessados na Organização e Gerenciamento adequado de Cooperativas sob a perspectiva da Economia Solidária, forrnecendo insumos e reflexões para a aplicação prática em empreendimentos cooperativos.
Específicos:
- Retomar elaborações sobre cooperativismo e economia solidária, recuperando sua tradição, relevância e atualidade no enfrentamento dos dilemas contemporâneos da economia e das demandas sociais por trabalho e renda.
- Aprofundar aspectos conceituais e operacionais e apontar tendências em relação a esse campo, como a tendência emergente da Economia de Plataformas.
- Estimular e favorecer o desenvolvimento de empreendimentos solidários cooperativos.
Diferenciais
O curso será realizado com a utilização de dinâmicas pedagógicas democráticas e participativas, com aulas expositivas dialogadas e palestras, visando o desenvolvimento de Boas Práticas de Gestão das Cooperativas e de empreendimentos solidários no Brasil.
- Categoria: Extensão, On-line Síncrono
-
Público-alvo:
Gestores de empreendimentos sociais e solidários; público interessado no Cooperativismo e Economia Solidária; acadêmicos e pesquisadores da temática; membros da sociedade civil em busca de conhecimentos para suas práticas cotidianas em cooperativas; estudantes em geral; governos locais e nacionais.
- Duração: 24h
- Local: On-line Síncrono
- INSCREVA-SEna lista de interesse
Ladislau Dowbor
Ladislau Dowbor Possui graduação em Economie Politique - Université de Lausanne (1968), mestrado em Economia Social pela Escola Superior de Estatística e Planejamento (1974) e doutorado em Ciências Econômicas pela Escola Superior de Estatística e Planejamento de Varsóvia (1976). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi durante 5 anos Assessor Técnico Principal do Departamento de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento da ONU, e consultor do Secretário Geral da ONU. Seus mais de 40 livros e numerosos artigos estão disponíveis no site http://dowbor.org , uma biblioteca virtual seletiva com cerca de 1500 títulos, usada nos seus cursos e conferências.
Aguinaldo Lima
Aguinaldo Lima Contador, Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP, sócio da ALL CONTABILIDADE, consultor e assessor de Organizações da Sociedade Civil – OSCs e de Empreendimentos Econômicos Solidários - EES, diretor do Instituto Redes Para o Desenvolvimento, entidade de apoio e fomento a Economia Solidária, Conselheiro do Banco do Povo Crédito Solidário – BPCS, organização de microcrédito e microfinanças, integrante do Conselho Fiscal da Cáritas Brasileira e foi da diretoria executiva da Caritas Arquidiocesana de São Paulo.
Corpo Docente
Aguinaldo Lima
Arnoldo Hoyos
Ladislau Dowbor
Marcelo Gomes Justo
Natxo Devicente
Pedro Aguerre
Estrutura Didática
Aula 1a
Apresentação do Curso
Dinâmica de integração
Professores: Arnoldo Hoyos e Pedro Aguerre
Aula 1b
Palestra de Abertura do Curso
Prof. Ladislau Dowbor (2hs):
Título: Resgatar a função social da Economia: uma questão de Dignidade Humana”
Ementa: A palestra enfoca a obra que dá título à Aula, que trata dos mecanismos centrais de exploração naquilo que chamamos de modo de produção capitalista, que se diversificaram e estão gerando a catástrofe da desigualdade e o drama ambiental que vivemos. Diante disso, ressalta-se o papel da economia solidária e dos empreendimentos solidários e cooperativos, da economia de base local, estimulada a partir de políticas públicas.
Aula 2
Título: Experiências de economia solidária no Brasil
Professor: Marcelo Gomes Justo (Instituto Paul Singer)
Ementa: Apresenta-se a contextualização de experiências consideradas por Paul Singer como renascimento da economia solidária no Brasil, dos anos 1980 e 1990, e seus desdobramentos até o presente. Busca-se analisar os elementos comuns que enraízam tais experiências e, consequentemente, retomar as teorizações de Singer sobre o tema e sua atuação na Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), de 2003 a 2016.
Metodologia: Apresentar os elementos para discussão, manter o diálogo com a turma e exibir vídeos sobre as referidas experiências.
Aula 3:
Experiência Cooperativa em Mondragon
Professor: Natxo Devicente (Mundukide/Mondragon)
Ementa: Novas perspectivas para o Cooperativismo no Brasil
Experiência Cooperativa MONDRAGON. Principios e Valores nas Cooperativas. Trasformação Social. Ferramentas de Intercooperação nas Cooperativas
Através de um passeio histórico pelo nascimento da experiência cooperativa MONDRAGON, abordaremos os principais elementos que tornam uma experiência cooperativa competitiva em um ambiente capitalista, e geradora de equilíbrio e igualdade social. Discutiremos os princípios e valores da experiência Mondragon, e nos aprofundaremos nos conceitos de Transformação Social e ferramentas de Intercooperação pra extrair lições que possamos aproveitar na realidade do Brasil
Metodologia: apresentação dialogada do tema e apresentação de temas e instrumentais com profissionais da cooperativa Mondragon
Aula 4:
Desafios da nova Economia desde a Educação
Professor: Natxo Devicente (Mundukide/Mondragon)
Ementa: Cooperativismo como alternativa sustentável ecônomica, ética e social.
Cooperativas como ferramentas contra a Desigualdade Social. Novos desafios da nova Economia desde a Educação. Cooperativas de Plataforma
Sob a ótica da participação cooperativa, analisaremos como políticas públicas e ambientes com maior concentração de cooperativas geram maior coesão social. Desafios de la Educação cooperativa para adaptar-se a um mundo cambiante. Também analisaremos as Plataformas Cooperativas e outras novas ferramentas de participação cooperativa e democrática que estão sendo geradas no Brasil a partir de casos práticos.
Metodologia: apresentação dialogada do tema e apresentação de temas e instrumentais com profissionais da cooperativa Mondragon
Aula 5
Título: Formalização e gestão dos empreendimentos econômicos solidários – EES
Professor: Aguinaldo Luiz de Lima
Ementa: Apresentar a necessidade e as possibilidades de formalização dos EES, e os principais aspectos da gestão financeira, administrativa e contábil, visando a sustentabilidade econômica e social, a garantia de direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores envolvidos e o exercício democrático na gestão das atividades e na alocação dos resultados. Aula 6 Título: Atividade supervisionada de visita a experiências cooperativas no território dos participantes do Curso Professores Responsáveis: Pedro Aguerre e Arnoldo Hoyos Ementa: A atividade objetiva uma aproximação com experiências concretas de cooperativismo no Brasil, especialmente nas áreas relacionadas à agroecologia e alimentação saudáve. Haverá supervisão para a realização dessas atividades por participantes de fora da cidade de São Paulo.
Observações
Bibliografia de referência:
DOWBOR, Ladislau. Resgatar a função social da economia: uma questão de dignidade humana. Editora Elefante, 2022. Disponível gratuito in: https://dowbor.org/2022/04/resgatar-a-funcao-social-da-economia-uma-que… Mais informações em http://dowbor.org
FURTADO, Odair et al. (Ed.). Redes solidárias: Experiências no campo da economia solidária. EDUC–Editora da PUC-SP, 2022.
SINGER, Paul. Economia Solidária: introdução, história e experiência brasileira. São Paulo: Editora Unesp; Fundação Perseu Abramo, 2022.
SENAES/MTE – BRASIL. Avanços e Desafios para as Políticas Públicas de Economia Solidária no Governo Federal – 2003/2010. Brasília – DF, junho de 2012. Disponível em: https://nides.ufrj.br/images/Imagens/programas/SOLTEC/AvaliacaoSENAES_2…
Complementar:
SENAES/MTE – BRASIL. Atlas Digital da Economia Solidária.
Disponível em: http://atlas.sies.org.br/
Inscrições
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
- Categoria: Extensão, On-line Síncrono
-
Público-alvo:
Gestores de empreendimentos sociais e solidários; público interessado no Cooperativismo e Economia Solidária; acadêmicos e pesquisadores da temática; membros da sociedade civil em busca de conhecimentos para suas práticas cotidianas em cooperativas; estudantes em geral; governos locais e nacionais.
- Duração: 24h
- Local: On-line Síncrono
- INSCREVA-SEna lista de interesse