A arte contemporânea é uma das principais ferramentas para se compreender o tempo presente. Bienais, museus e galerias tornaram-se espaços onde ética e estética se encontram e este curso visa tanto apresentar a história desse processo como dar ferramentas para se aproveitar visitas a mostras com mais profundidade. Isso tudo principalmente a partir da análise de poéticas e práticas de artistas. Nesse sentido, o curso irá apresentar muitos trabalhos em vídeo para debate.
Objetivos
- Objetivo Geral
Criar as bases para a compreensão da arte contemporânea em toda a sua diversidade.
- Objetivos Específicos
Estudo da produção artística a partir dos anos 50, abordando alguns de seus principais eixos: o uso do corpo como elemento performático, o questionamento do objeto, a valorização do processo, a utilização de novos suportes como o vídeo, práticas documentais, o questionamento institucional e o debate neocolonial.
Sobre o Curso
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Categoria: Extensão, On-line Síncrono
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Público-alvo:
Profissionais das áreas de Artes, Comunicação, Design, Arquitetura, Ciências Sociais, História, Museologia, Relações Públicas, Publicidade, Jornalismo, Filosofia, Educação e interessados em vivenciar a arte contemporânea e/ou atuar na área de Produção e Gestão Cultural, além de aprofundar conhecimentos na área da Crítica e Curadoria de Arte.
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Duração: 24h
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Local: On-line Síncrono
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INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Prof. Dr. Fabio Cypriano
É professor com livre docência em Comunicação e Artes pela PUC-SP. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo, mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e pós-doutorado pela USP com o tema A Bienal de São Paulo e a elite paulista, sob supervisão do professor doutor Jorge Schwartz. É líder do Grupo de Pesquisa DOC_ARTE - Práticas Documentais e Arte e diretor da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da PUC-SP, onde, como professor associado, ministra aulas na graduação e no mestrado lato sensu. Viveu em Berlim (1997 - 2000) para a pesquisa do doutorado sobre Pina Bausch, com bolsa da Fundação Konrad Adenauer. Foi colaborador do jornal O Estado de S. Paulo, entre 1998 e 2000, repórter e crítico da Folha de S. Paulo, de 2000 a 2019. É ainda membro do Conselho Editorial de ARTE!Brasileiros (Brasil) e do Comitê editorial de South as a State of Mind (Atenas), além de colaborador das revistas Frieze (Inglaterra), Flash Art (Itália) e Atlántica (Espanha) É membro do Conselho Consultivo da Associação Cultural Videobrasil e Associado Efetivo do Goethe Institut São Paulo. É autor de Pina Bausch (Sesc, 2018), organizador de Histórias das Exposições. Debates urgentes (Estação, 2018) e co-organizador de Histórias das Exposições - Casos Exemplares (Educ, 2016), entre outros.
Saiba Mais
1ª. semana – Arte e vida: A passagem da arte moderna para a contemporânea através de Pollock e da leitura de sua obra feita por Allan Kaprov em “O legado de Jackson Pollock” (1958); o papel das instituição como Judson Church e Black Mountain College no surgimento da arte contemporânea; a relação entre artes visuais e dança em Trisha Brown, o questionamento institucional em artistas como Chris Burden.
2ª. semana – Arte e vida no Brasil: A produção que questionou o fazer artístico no Brasil: a nova objetividade brasileira; o artista propositor e o programa ambiental de Hélio Oiticica, a nostalgia do corpo em Lygia Clark, o papel dos museus no novo cenário como o Museu de Arte Contemporânea da USP, em SP.
3ª. semana – A crítica institucional: artistas que questionam o próprio circuito das artes e buscam sair dos espaços tradicionais, como o belga Marcel Broodthaers, o alemão Joseph Beuys, além dos questionamentos dos suportes como a pintura, feitos por Rauschenberg.
4ª. semana – Sobre performance: Performance e reperformance e os debates atuais sobre práticas da performance de segunda geração, quando a performance incorpora elementos da encenação teatral, como em “Seven Easy Pieces”, de Marina Abramovic.
5ª. semana – Cinema e vídeo 1: O uso de aparelhos que captam imagem e movimento como forma de se contrapor aos meios de comunicação e como experimentos com o corpo do artista em Bill Viola, Bruce Nauman, Andy Warhol, Vito Aconcci e Nan June Paik.
6ª. semana – Práticas documentais e arte: Como artistas abordam o tempo presente de forma crítica em trabalhos audiovisuais e fotográficos, como a suíça-brasileira Claudia Andujar, a artista israelense Nurit Sharett e o alemão Mario Pfeifer.
7ª. semana – Colecionar o mundo: artistas que trabalham acervos e arquivos como forma de pensar o tempo presente, caso da brasileira Rosângela Rennó e da israelense que vive em Berlim Ariella Aïsha Azoulay.
8ª. semana – O debate decolonial: a presença de artistas indígenas e afrodescendentes que questionam o passado colonizador da arte e suas instituições, lembrando dos traumas da sociedade brasileira e afirmando a natureza como parte essencial da humanidade, em artistas como Rosana Paulino e Jayder Esbell.
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
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Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br