Educação Continuada
- Início
- Especialização e MBA
- Trabalho e sofr…
Trabalho e sofrimento psíquico: abordagens clínicas e críticas
Apresentação
O mundo do trabalho e das relações de produção vêm passando por profundas transformações nos últimos anos em função, principalmente, da crescente articulação entre desenvolvimento tecnológico, inteligência artificial e ciências de dados. Os impactos dessas mudanças sobre a exploração da força de trabalho se manifestam no avanço da precarização das condições laborais com violentos efeitos sobre a saúde mental dos trabalhadores. Em pesquisa recente, a Organização Mundial da Saúde estima que o equivalente a 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente por motivos de sofrimento psíquico, custando cerca de 1 trilhão de dólares à economia global.
No entanto, apesar da magnitude do ônus financeiro, a gestão psíquica dos trabalhadores continua a exercer um papel crucial nas estratégias de organização, controle e subordinação do trabalho no capitalismo contemporâneo.
Diante desse cenário, este curso pretende oferecer a profissionais da saúde, da assistência social, gestores e trabalhadores em geral um espaço de análise crítica a respeito do diagnóstico e tratamento do sofrimento psíquico relacionado ao trabalho com o objetivo de contribuir tanto para a invenção de dispositivos voltados ao cuidado com a saúde mental no ambiente laboral quanto com a luta das e dos trabalhadores.
Objetivos
• Indicar o teor das mudanças no mundo do trabalho desde a crise do fordismo.
• Apresentar as principais abordagens teórico-metodológicas da relação entre saúde mental e trabalho.
• Apontar os limites de tais abordagens ante os desafios representados pelas formas de sofrimento e adoecimento psíquico contemporâneas.
Diferenciais
O curso é dinâmico e utiliza metodologias de ensino que permitem a permanente articulação entre teoria e prática. Serão adotadas metodologias variadas, tais como:
• Aulas expositivas;
• Aprendizagem baseada em casos clínicos;
• Disponibilização aos alunos, por meio eletrônico, de artigos científicos, capítulos de livros, vídeos, filmes previamente selecionados, com conteúdo relevante sobre a matéria a ser abordada em sala de aula;
• Abordagem interdisciplinar.
- Categoria: Extensão
-
Público-alvo:
A disciplina é aberta a graduandos e graduados em geral. Podem se matricular estudantes de graduação ou profissionais de áreas diversas, bem como estudiosos e demais interessados no tema que já sejam portadores de diploma de graduação em qualquer área.
- Duração: 15 horas
- Local: Campus Monte Alegre
- INSCREVA-SEna lista de interesse
Marcelo Galletti Ferretti
Professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP), onde ministra e coordena disciplinas de Psicologia e de Ética. Graduado em Psicologia (2007) e em Filosofia (2011) pela Universidade de São Paulo (USP), é doutor em Filosofia (2014) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência nas áreas de Filosofia e de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, Psicologia do Trabalho, Ética e História da Psicologia. Atualmente, investiga as relações entre saúde mental e trabalho, campo em que realiza pesquisa de pós-doutorado, e entre psicanálise, teoria social e filosofia. É integrante do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da Universidade de São Paulo (LATESFIP-USP), membro do comitê consultivo do Movimento Mente em Foco, iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil, e participante do Núcleo Semente: Saúde Mental e Direitos Humanos relacionados ao Trabalho, vinculado ao Instituto Sedes Sapientiae.
Corpo Docente
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo Lattes.
COORDENADOR
COORDENADOR ASSISTENTE
PROFESSORES
Prof. Dr. Marcelo Galetti Feretti
Dados sujeitos a alterações.
Estrutura Didática
Aula 1 – Introdução do curso: as transformações da organização do trabalho no pós-fordismo; a centralidade do trabalho imaterial; uberização e poder algoritmo; reforma trabalhista e precarização no Brasil; a história de Rico e Enrico; a relação entre saúde, doença, sofrimento e trabalho.
Aula 2 – Em torno das teorias sobre o estresse: o conceito de estresse; a relação entre estresse e performance; os limites do conceito de estresse; o caso da neurose das telefonistas
Aula 3 – As abordagens que enfatizam a determinação social da doença: o Colóquio de Bonneval; o advento da psicopatologia do trabalho na França; o lugar da subjetividade: Le Guillant e Lacan sobre o caso das irmãs Papin
Aula 4 – A abordagem psicanalítica: a economia de desejo e gozo no fordismo, no pós-fordismo e na uberização; ansiedade, depressão e precarização; a categoria de burnout e seus limites a partir da psicanálise
Aula 5 – As abordagens psicodinâmicas: o advento da psicodinâmica do trabalho; o caso de madame V. B.; o sofrimento silencioso e silenciado: os casos de suicídio na France Télécom; as críticas à psicodinâmica do trabalho
Inscrições
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia do Diploma de Graduação para graduados e cópia do Histórico Escolar para graduandos
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br
- Categoria: Extensão
-
Público-alvo:
A disciplina é aberta a graduandos e graduados em geral. Podem se matricular estudantes de graduação ou profissionais de áreas diversas, bem como estudiosos e demais interessados no tema que já sejam portadores de diploma de graduação em qualquer área.
- Duração: 15 horas
- Local: Campus Monte Alegre
- INSCREVA-SEna lista de interesse