Educação Continuada

Institucionalidade dos museus no Brasil: desafios contemporâneos

Extensão, Presencial
32 horas

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Apresentação

Discussão sobre como nascem os museus no Brasil no século XXI, sua criação: concepção, diagnóstico, viabilização e legitimação, sobre como a importância de preservar o patrimônio para as pessoas, a razão de existir do museu, o museu como equipamento cultural estatal, o museu estatal: gestão direta, gestão em parceria com a sociedade civil, limites e possibilidades dos velhos e novos arranjos institucionais, sobre o museu como equipamento cultural não-estatal e a lógica da administração privada, o museu não-estatal: os desafios de ter e de não ter mantenedores, apoiadores e patrocinadores permanentes, a institucionalidade e legitimidade social no campo museal – dilemas contemporâneos de um tripé clássico: missão, visibilidade e sustentabilidade, o planejamento, execução, pesquisa e avaliação como alicerces da missão, o monitoramento, transparência, comunicação estratégica e participação social como alicerces da visibilidade, o desenvolvimento institucional: comprovação de resultados, além do museu depois da pandemia: aprendizados e desafios virtuais e presenciais.


Objetivos

Levar o aluno a:

  • Conhecer o histórico dos museus no cenário nacional e seu contexto internacional;
  • Saber os principais marcos históricos nesse processo, bem como desenvolver um olhar crítico sobre a História dos Museus Brasileiros;
  • Saber o valor patrimonial dos museus, sua missão e valores;
  • Reconhecer os diferentes tipos de instituições a partir de sua forma de gestão e administração;
  • Reconhecer as principais dificuldades e entraves de cada tipo de gestão de museus;
  • Saber as principais ferramentas legais que existem como opção para os obstáculos da gestão;
  • Conhecer alguns estudos de caso relevantes, suas especificidades e os pontos de destaque;
  • Compreender os conceitos e a importância do planejamento e da qualidade na gestão dos museus;
  • Saber conceitos norteadores básicos e a importância do Planejamento Museológico e Estratégico.

 

 

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão, Presencial
  • Público-alvo:

    O curso é destinado a pesquisadores e profissionais nas áreas de Educação, História, Jornalismo, Museologia, Artes, Geografia, Ciências Sociais, Economia, Administração, Serviço Social, Relações Internacionais, profissionais da área de patrimônio, cultura, instituições de memória, museus, gestão e produção cultural e público em geral interessado na área e no tema, desde que portadores de diploma de curso superior.

  • Duração: 32 horas
  • Local: Campus Monte Alegre - Educação Continuada
  • Valores:
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  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque

Marisa Bueno e Souza

Diretora do Museu da Diversidade Sexual de São Paulo até dezembro de 2023, cursando doutorado na Universidade Lusófona (2024), é Mestre em Museologia (PPGMUS) e Graduada em Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP), ambos pela Universidade de São Paulo. Profissionalmente atuou como consultora de planejamento do Museu de Arte do Rio (2021), coordenadora de Planejamento do Theatro Municipal de São Paulo (2019 a 2021), foi coordenadora de gestão de projetos e desenvolvimento da Expografia do Museu do Amanhã (2012/ 2014) e arquiteta no gerenciamento de projeto da Expografia de longa duração do Museu do Futebol (2008), Entre 2015 e 2018 trabalhou na área de Projetos Culturais da Pinacoteca de São Paulo, onde atuou na implementação e melhorias dos processos de gestão e na execução e produção das exposições temporárias e do acervo da instituição. Em 2018 foi arquiteta responsável pelas expografias do Centro Cultural São Paulo.

 

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