Janela de uma igreja

Terror, Modernidade e Religião (LABÔ)

6hs

A segunda metade do século XVIII, reconhecida como a "era da Razão", surpreendentemente deu origem à literatura gótica, um gênero que mergulha no obscuro, no sobrenatural e no aterrorizante. Este curso irá explorar como essas narrativas refletem não apenas os medos e ansiedades da sociedade da época, mas também lançam as bases para a cultura do terror.

A questão central que guiará nossa discussão será: por que uma era que se orgulhava de seu racionalismo e dos ideais iluministas também foi o berço do Terror? Vamos investigar as nuances e complexidades desse gênero, que continuam a nos provocar, envolvendo a filosofia e a religião.

a) Apontar caminhos para se pensar a relação da literatura e do cinema de terror com a religião e, mais especificamente, com o cristianismo

b) Investigar os fatores que ocasionaram a chamada “dessacralização do mundo” ocidental;

c) Apresentar o panorama filosófico em que surge e se desenvolve a literatura gótica;

d) Analisar como o temas religiosos aparecem nas principais obras literárias do gênero;

e) Analisar como os temas religiosos são explorados em alguns filmes de terror;

• Categoria: Extensão

Interessados em geral.

• Duração: 6hs
  • Local: On-line Síncrono

• INSCREVA-SE
Prof. Dr. Ricardo Vinicius Ibañez Mantovani

Possui bacharelado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2009), Licenciatura em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2009), Mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2014), Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2019) e Pós-Doutorado em Filosofia pelo LABÔ/PUC-SP (2022). É autor de "Limites da apologia cristã" (São Paulo: Garimpo Acadêmico, 2016) e "10 lições sobre Pascal" (Petrópolis: Vozes, 2017), além de capítulos de livros e artigos científicos. Suas pesquisas concentram-se sobre: filosofia política; século XVII; cristianismo; apologética; ceticismo. Atua como docente na graduação e na pós-graduação (Ética e Filosofia Política/lato-senso) da Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI, além de ser coordenador do Núcleo de Ateísmo e Apologética e pesquisador do Núcleo de Estudos Agostinianos, ambos do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia - LABÔ/PUC-SP.