O avanço das inúmeras tecnologias, o aumento da competitividade no mercado de trabalho e a deficiente qualificação da mão de obra no Brasil, pedem que a empresas, cada vez mais, se preocupem com o aperfeiçoamento das competências de seus colaboradores. Treinar e desenvolver pessoas é um imperativo para o sucesso organizacional constante e sustentado (CHIAVENATO, 2001 p.119). Entende-se que treinamento tem como finalidade melhorar o desenvolvimento do profissional em um curto espaço de tempo. “Treinamento é um processo de assimilação cultural em curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimento, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente à execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho” (MARRAS 2001, p. 145). Já Robbins (2002) aborda que um dos motivos para a crescente importância do treinamento é devido a competição intensificada, as mudanças tecnológicas e a busca de aumento da produtividade que estão aumentando as demandas de qualificação dos funcionários. Minicucci (1995) entende que o treinamento pode ser considerado um esforço planejado, organizado, especialmente projetado para auxiliar os indivíduos a desenvolverem suas capacidades. É cada vez maior o número de organizações e indivíduos que buscam o aprimoramento pessoal, profissional e institucional. É importante que ações de treinamento e desenvolvimento sejam concebidos como um grande investimento, deve ser customizados para a realidade de cada organização. Os treinamentos podem ser técnicos, operacionais, de processos da empresa e de gestão de pessoas – citando os mais praticados nas corporações. Cada empresa deve formatar ou contratar treinamentos que estejam mais alinhados à sua cultura e valores.
Objetivos
Capacitar os participantes para o gerenciamento e desenvolvimento de ações de treinamento e desenvolvimento. Aplicar os conceitos e métodos de treinamento e identificar as prioridades de formação dos trabalhadores, de acordo com os objetivos setoriais da organização. Ensinar técnicas de apresentação pessoal para o ambiente presencial e virtual. Capacitar os participantes a mensurar e avaliar resultados de T&D.
Diferenciais
Professores acadêmicos e de mercado com ampla experiência nas temáticas. Aulas expositivas e dialogadas.
Sobre o Curso
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Categoria: Extensão, Curso de Férias, Presencial
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Público-alvo:
Alunos de diferentes cursos de graduação; profissionais das áreas de Administração, Economia, Psicologia, Pedagogia e ciências afins; gestores e profissionais de Recursos Humanos; interessados em geral.
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Duração: 48 horas
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Local: Vila Mariana
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INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Prof. Me. João Gonçalves Monteiro Junior
Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (1999) e Graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1983). Doutorando em Educação, Currículo, pela PUC-SP. Consultor de empresas, palestrante, desenvolveu carreira em organizações de serviços e na indústria, possuindo também experiência na administração pública. É sócio diretor em empresa de treinamento e educação corporativa. É professor da PUC-SP. Possui experiência como gestor, ocupando posições de direção e gerenciamento. Experiência na coordenação e docência em cursos de especialização e graduação, atuando também em chefia de departamento da graduação em Administração da FEA/PUC-SP, bem como em coordenação de cursos de graduação e pós-graduação. Lecionou ou atua em outras instituições de ensino: Mackenzie, Faculdade Santa Marcelina, FAAP, BI International, além da FGV-SP em cursos para empresas.
Saiba Mais
Professor em Destaque
Prof. Rafael Cordeiro Camilo
Engenheiro eletricista pós-graduado em instalações elétricas. Experiência em gestão de times em diferentes contextos laborais. Sólida atuação como Engenheiro de Vendas e Orçamentos na empresa Schneider Electric (multinacional francesa, especialista global em gestão de energia). Dentre as atribuições destaca-se o gerenciamento de contas, consolidando vendas e possíveis ampliações de negócios. Negociação e fechamento de
contratos, interação com clientes, fornecedores e áreas internas, a elaboração de propostas técnicas e comerciais e a gestão de equipes de alta performance. Em âmbito acadêmico atuo como professor convidado na PUC- COGEAE, sobretudo na gestão da equipe de professores.
Temas
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A gestão por competências no contexto atual o A inserção do Treinamento e Desenvolvimento no contexto atual.
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O que são competências?
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Os novos paradigmas do mundo dos negócios.
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Processos de Mudanças.
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Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal.
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Conceito de educação e de aprendizagem.
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Andragogia.
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Capital Intelectual, gestão do conhecimento e universidade corporativa.
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Treinamento comportamental, técnico e misto Ciclo do treinamento.
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Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT) e estabelecimento de objetivos.
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Levantamento de necessidades de treinamento através de técnicas especializadas.
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Metodologias e técnicas utilizadas para o LNT.
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Estabelecimento de objetivos x orçamento disponível.
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Principais técnicas em treinamento.
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Exposição, estudo de caso, dramatização, simulação, workshop, palestras, brainstorming, jogos, entre outros.
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Desenvolvimento de dirigentes: estagiários, Trainees, operacionais, técnicos e executivos.
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Utilização de ferramentas de avaliação de treinamento, tanto comportamental como por resultados.
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Avaliação e validação dos resultados dos investimentos em T&D.
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Novas tecnologias em treinamento cuidados a serem tomados - análise de custo x benefício - algumas tecnologias: jogos digitais, aplicativos, conferências, etc.
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Aplicação do Treinamento.
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Principais cuidados o Gerenciamento das ações de treinamento o Atuação em momentos de crise o Aplicação de avaliações.
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Avaliação do treinando.
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de treinamento/desenvolvimento: testes objetivos e testes de respostas abertas · Avaliação das habilidades e atitudes do treinando.
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Simulação e análise em laboratório de planejamento, execução e avaliação de treinamentos/desenvolvimento.
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O desenvolvimento de pessoal conceitos básicos (coaching, mentoria, assessment, counselling) - gerenciamento de ações de desenvolvimento.
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Programas de formação - formação gerencial - trainee - estagiários - menor aprendiz.
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Resultados em T&D.
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O ROI .
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A relação custo/benefício do treinamento/desenvolvimento.
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Garimpando informações.
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Construindo relatórios.
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Técnicas de apresentação pessoal em ambiente presencial e virtual.
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Atividade de encerramento.
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: outrasreceitas@pucsp.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
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Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições.(Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato)
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br