Refletir sobre a história latino-americana do século XX, sobre o cinema, a literatura e a pintura. Recuperar o confronto entre culturas milenares e os Estados liberais, a diversidade étnica e as lutas contra a excludência, para o que contribuem as particulares relações internacionais estabelecidas ao longo da história contemporânea. O enquadramento dessa dialética no campo da literatura, da pintura e do cinema, se revela nas tramas do cotidiano e na produção épica.
Objetivos
Geral: Espera-se despertar o interesse, tanto do público leigo, em uma primeira aproximação com essa história, quanto do especialista em busca de novas interpretações, às vezes, não tão novas assim.
Específico: Criar um espaço/momento de compartilhamento com os inscritos sobre o uso da literatura e da iconografia, como fontes de pesquisa e como recursos didáticos. Relacionar literatura, pintura e cinema na prática da pesquisa e do ensino.
Sobre o Curso
-
Categoria: Extensão, On-line Síncrono
-
Público-alvo:
Professores, pesquisadores e interessados na história política e cultural latino-americana e na reflexão sobre o uso da literatura, da pintura e do cinema como fonte de pesquisa e de ensino em ciências humanas.
-
Duração: 20h
-
Local: On-line Síncrono
-
INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Prof. Dr. Ival de Assis Cripa
Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo, mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo, com a dissertação sobre a história política do México nos anos 30 (Paco Editorial). Possui doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas, com a tese sobre Octávio Paz e a história da América Latina, publicado pela editora Prismas (2016). Pós-doutorado sobre Imprensa, Literatura e História no Brasil e no México, junto ao Centro de Estudos sobre a História da América-Latina e o Caribe (CEHAL) da PUC/SP. Professor das disciplinas de História da América Latina, Relações Internacionais, Teoria da História e Filosofia do Direito na UNISA, UNIFIEO e Faculdades Integradas de Guarulhos, entre 1996 e 2016. Professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Fatec São Roque nas áreas de História da Arte e de Memória, História e Patrimônio Histórico em 2017 e 2018. Professor Colaborador do Centro de Estudos de História da América Latina e do Caribe da PUC-SP e professor convidado no curso de Pós-Graduação Latu-Sensu em História da PUC/SP. Membro das Comissões Organizadoras e das Coordenações dos seguintes eventos: a) I, II e III Seminário Internacional de Comércio Internacional e Desenvolvimento Regional realizado em 2018, 2019 e 2020 ; b) I, II e III Seminário Internacional de Gestão do Patrimônio Histórico em Contextos Ibero-Americanos (eventos promovidos pela UNIFESP, Campus Osasco, Centro Paula Souza, CEHAL\PUC-SP e Universidade de Coimbra, 2018, 2019, 2020).
Saiba Mais
Módulo I
Primeira Semana - Pós-Colonialismo, Literatura e Pintura: Sarmiento, Euclides da Cunha e a “Iconografia do Gaúcho”.
Segunda Semana - Literatura Fantástica e História: “O General em Seu Labirinto” de Gabriel García Márquéz.
Terceira Semana - Literatura, História e Revolução: Do Romantismo ao Ecosocialismo
Quarta Semana - História Intelectual, Literatura e Cinema: Análise da obra “A Verdadeira História da Morte de Francisco Franco”, de Max Aub (1960), e do Filme “La Virgen de la Lujuria”, de Arturo Ripstein (2002)
Quinta Semana - As Relações Entre História e Antropologia: Cabo Verde Entre a África e o Caribe: Laboratório de Mestiçagens?
Módulo II
Sexta Semana - Revoltas e Revoluções na América Latina: México e Cuba (análise de discurso de Cárdenas e Fidel Castro)
Sétima Semana - História e Relações Internacionais: A Ideologia das Reformas no Governo de Lázaro Cárdenas (México,1934-1940) e no Governo de Evo Morales (Bolívia, 2006-2019)
Oitava Semana - Indigenismo, Direitos Humanos e Epistemologias do Sul: O Muralismo Boliviano e os Direitos das Populações Indígenas na Constituição Atual da Bolívia
Nona Semana: História, Direito à Memória, Gestão do Patrimônio Histórico
Décima semana - AVALIAÇÃO
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7.0.
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades.Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br