O manifesto ciborgue de Donna Haraway abriu um campo potente em torno da relação entre feminismo e tecnologia. Desde os 1980, as tecnologias passaram a adquirir um papel de mediação e acoplamento de capilaridade tão fina e imbricada, que a própria noção de corpo precisou ser repensada. Nas pegadas de Haraway, os novos materialismos restituem o vínculo fraturado entre natureza e cultura, mente e corpo, sujeito e objeto, expandindo a noção de corpo para além da superfície da pele. Pensam o corpo não mais como estático, mas como movimento, desenvolvendo uma série de acoplamentos, interações, intra-ações, e adaptações ao meio - como em Karen Barad, orientada por Haraway. Esta noção expandida e dinâmica de corpo vai além do humano, na relação com outros seres, animados e inanimados, expandindo também sentidos e modos de ser, fazer, aprender e se relacionar com o mundo por dispositivos, gadgets, tecnologias da inteligência... Tecnologias produzem subjetividade e são atravessadas por relações de poder, tendo ao seu centro a imagem do homem Vitruviano de Leonardo Da Vinci. O pensamento complexo, sistêmico, enredado e mediado por tecnologias de ponta desafia este modelo epistemológico, oferecendo alternativas de pensar a coexistência planetária. Pensar o corpo em chave feminista é um meio de se deslocar do projeto Antropocêntrico, uma vez que feminismo não significa uma troca de cadeiras entre os gêneros, ou uma inversão de uma relação de poder. O feminismo tem como mote a equidade entre os gêneros, numa perspectiva relacional, não binária. Os novos materialismos substituem o binarismo pela multiplicidade que atravessa corpos, capilaridades de poder e devires.
Diferenciais
Os Novos Materialismos são teorias bastante inovadoras e atuais que trabalham a relação do corpo com a tecnologia em chave feminista, mas que, todavia, são incipientes no Brasil. No mês de março de 2021, houve duas conferências proeminentes com esta temática. A primeira foi “The Material Life of Time”, baseada na Universidade de Edimburgo, na Escócia, mas com mesas que se distribuíam por diversos fuso-horários, com keynotes de diferentes continentes, inclusive a autora abordada neste curso, Karen Barad. A segunda conferência foi na semana seguinte, impulsionada pela Universidade de Kassel, nos Países Baixos, intitulada “New Materialist Informactics”. A conferência durou quatro dias, e contou com a presença de Felicity Colman, Iris Van Der Tuin, Laura Marks, entre outras autoras de grande relevância nesta linha teórica. Nesses eventos, temas como a condição algorítmica, pós-humanismos, relações humano-robôs, experimentalismos entre arte e tecnologia, antropoceno e outras relações entre tecnologia e materialidades foram abordados de forma densa e intensa. São temáticas que estão surgindo ainda tímidas no Brasil, que ainda estão começando a ser traduzidas, mas que nos ajudam a pensar a complexidade das relações contemporâneas, e pensar o feminismo em chave complexa, e não polarizada.
Objetivos
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Introduzir as principais vertentes teóricas dos Novos Materialismos e seus adjacentes.
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Discutir quais seriam as alternativas apresentadas ao Antropocentrismo apresentado pelos Pós-humanismos
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Problematizar a relação entre tecnologias e corpos, e de que forma essas relações reforçam ou enfraquecem linhas de poder.
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Pensar o feminismo em contextos complexos de coexistência.
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Aproximar conceitos e ideias para o universo de referências e vivências dos alunos.
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Convidá-los a pensar as relações tecnológicas em chave criativa e transdisciplinar.
Sobre o Curso
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Categoria: Extensão, On-line Síncrono
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Público-alvo:
O curso não exige um conhecimento prévio sobre teorias feministas, e está aberto a qualquer pessoa interessada em aprender (mais) sobre o tema. Por seu caráter transdisciplinar, o curso aproxima as ciências humanas das exatas, a cultura das tecnologias, portanto nos dirigimos a alunos de graduação e pós-graduação em ciências sociais, psicologia, comunicação, semiótica, tecnologias da inteligência e design digital, ciência de dados, história, história da ciência, literatura, multimeios, artes visuais, artes cênicas, tecnologias da informação, informática, etc.
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Duração: 42h
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Local: On-line Síncrono
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INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Profa. Dra. Maria Lucia Santaella Braga
Lucia Santaella é pesquisadora 1A do CNPq, professora titular da PUC-SP. Foi pesquisadora convidada em várias universidades europeias e latino-americanas. Publicou 56 livros e organizou 32, além da publicação de quase 500 artigos no Brasil e no exterior. Recebeu os prêmios Jabuti (2002, 2009, 2011, 2014), o prêmio Sergio Motta (2005) e o prêmio Luiz Beltrão (2010).
Saiba Mais
Professor em Destaque
Prof. Dra. Marina Costin Fuser
Prof. Dra. Marina Costin Fuser é pós-doutorando em tecnologias da inteligência sobre a semiótica de robôs feministas. Cientista social, doutora em cinema e estudos de gênero em Sussex (CAPES), com doutorado-sanduíche em Berkeley. Dentre suas pesquisas, se destacam: um estudo acerca da emancipação da mulher em Simone de Beauvoir, mulheres no teatro político de Hilda Hilst, e o nomadismo no cinema de Trinh T. Minh-ha. Em Sussex lecionou no campo de estudos culturais. Publicou os livro Palavras que Dançam à Beira de um Abismo: Mulher na dramaturgia de Hilda Hilst (EDUC) e co-editou Mulheres Atrás das Câmeras: As Cineastas Brasileiras de 1930 a 2018 (Estação Liberdade)
Saiba Mais
1º Módulo Tecnologias Feministas e Estruturas Complexas
Aula 1: Cartografia dos novos materialismos (Felicity Colman, Diana Coole e Samantha Frost)
Aula 2: Donna Haraway e a Filosofia Ciborgue
Aula 3: Katie King e as Tecnologias de Escrita de Mulheres
Aula 4: Katie King e Donna Haraway: String Theory
2º Módulo: Tecnologias Relacionais e a Cibercultura
Aula 5: Noção de Vínculo e a relação com a Inteligência Artificial (Bruno Latour e Sherry Turkle)
Aula 6: Intra-ações (Karen Barad)
Aula 7: Agência e Performatividade (Katherine Hayles)
3º Módulo Pós-Humanismos
Aula 8: Pós-Humanismo em Katherine Hayles
Aula 9: O Dilema Pós-humano em Rosi Braidotti
Aula 10: Corpos Plugados e Pós-Humanismo em Lucia Santaella (como possível professora convidada)
Aula 11: A Condição Algorítimica: Felicity Colman, Iris Von Der Tuin e Vera Bühlmann
4º Módulo: Animação e Outros Devires
Aula12: O conceito de animação em Mel Y. Chen e outras possibilidades de devir
Aula 13: Seminários
Aula 14: Seminários e Encerramento do Curso
Duração e Carga Horária
O curso terá duração de 1 (um) semestre, desenvolvido em quatro módulos ao longo de 14 (catorze) semanas com aulas de 3 (três) horas cada. Carga horária total: 42 (quarenta e duas) horas.
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7.0.
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Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
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Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
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Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
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Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos. Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br