Educação Continuada

Imagem de papeis recortados pequenos com texto escrito obrigado em várias linguas

Bilinguismo: Revisão de Teorias e Análise de Dados

Extensão, On-line Síncrono
30h

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Apresentação

O curso aborda aspectos linguísticos, educacionais e sociais implicados na formação bilíngue. O entendimento da aquisição de L2 por adultos e crianças, bem como da caracterização do que é um bilíngue do ponto de vista da aquisição da linguagem, requer a compreensão de como a criança desenvolve sua língua nativa (L1) e das semelhanças e diferenças entre o desenvolvimento da L1 e da L2.


Objetivos

  • Promover a discussão sobre questões relativas à educação bilíngue e aos aspectos de natureza linguística (sociolinguísticos, psicolinguísticos, neurolinguísticos e fonéticos) do bilinguismo.
  • Viabilizar uma visão ampla do que é bilinguismo e dos contextos multilíngues.
  • Explorar as diversas características do comportamento linguístico do indivíduo bilíngue.
  • Analisar variações linguísticas presentes na fala e na escrita de sujeitos bilíngues.
  • Examinar os aspectos dos processos de aquisição de uma L2 e sua relação com a aquisição de uma L1.

Diferenciais do Curso

Problematização dos conceitos de aquisição de língua materna e línguas estrangeiras; abordagem dos contextos de origem e do desenvolvimento do bilinguismo; discussão sobre as características da fala do comportamento do bilíngue, questões de aprendizagem e formação bilíngue e as diretrizes, fundamentação e implementação de programas bilíngues. Teoria e a prática do ensino bilíngue.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão, On-line Síncrono
  • Público-alvo:

    Graduandos e graduados em Letras, Pedagogia, Psicologia e áreas afins, e interessados em geral; professores, tutores e coordenadores de escolas bilíngues.

  • Duração: 30h
  • Local: On-line Síncrono
  • Valores:
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  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque

Profa. Dra. Sandra Madureira

Pós-doutora (Unicamp), mestre e doutora em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas (PUC-SP), graduada em Letras Português/Inglês e especialista em Linguística (Unisantos). Professora titular do Departamento de Ciências de Linguagem e Filosofia, docente do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP). Atua como líder do Grupo de Pesquisa em Estudos sobre a Fala (GeFALA), pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Análise e Modelamento Dinâmicos da Prosódia da Fala, pesquisadora do Laboratório Integrado de Análise Acústica e Cognição (LIAAC) e membro da Luso Brazilian Association of Speech Sciences (LBASS).

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