Em razão do atual momento global de restrição à mobilidade entre países, a proposta deste curso vem cumprir um importante papel ao viabilizar uma formação a distância que permite àqueles interessados em aprender a língua portuguesa iniciar ou dar continuidade aos seus estudos. O Curso está estruturado por uma perspectiva comunicativa interacional e intercultural. Vincula-se à perspectiva teórico-metodológica que concebe a língua como meio de produção de sentidos e interação com o outro, pelo acesso a práticas sociais que são históricas e contextuais.
A proposta do curso está alinhada aos parâmetros constantes no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) e aos critérios do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celp-Bras), tendo em vista o domínio das competências esperadas nesse processo de ensino-aprendizagem. O curso “Português Brasileiro on-line Síncrono” é composto pelos níveis Básico, Intermediário e Avançado, correspondendo aos níveis propostos pelo QECR.
Diferenciais do curso
O Curso Português Brasileiro On-line Síncrono oferece ao aluno a possibilidade de estudar a língua portuguesa experienciando práticas reais de comunicação de modo a contextualizar os usos linguístico do falante do português brasileiro. Por essa perspectiva, propõe-se uma pedagogia que propicia a inserção do aprendiz a uma aproximação (alteridade) da realidade comunicativa, textual, discursiva, cultural de usos da nova língua-alvo.
São propostos conteúdos ligados não somente às estruturas de língua, mas também ligados à cultura, às práticas dialogais das transações comerciais, bem como ligados aos interesses pessoais do grupo. A metodologia aplicada parte da observação e da identificação das necessidades específicas dos alunos de modo a oferecer uma focalização da língua portuguesa em uso nos diferentes contextos.
Objetivos
Propiciar ao aluno conhecimento, prática e compreensão oral e escrita em língua portuguesa, em situações comunicativas particulares, sociais e funcionais suficientes e adequadas para interagir em situações específicas. Assim, por exemplo: apresentar-se e inserir-se em conversações com outras pessoas, no lazer e em contexto profissional e acadêmico, fazer compras, solicitar produtos, perguntar e responder a questionamentos sobre assuntos gerais, profissionais e pessoais, comunicar-se de forma precisa por meio de aplicativos ou redes sociais, entre outros.
PRESENTATION
Due to the current global restriction on mobility between countries, the proposal of this course fulfills an important role in providing distance learning training that allows those interested in learning the Portuguese language to begin or continue their studies. The course is structured from an interactive and intercultural communicative perspective. It is linked to the theoretical-methodological perspective that sees language as a means of producing meaning and interaction with others, through access to social practices that are both historical and contextual.
The course proposal is aligned to the parameters contained in the Common European Framework of Reference for Languages (CEFR) and to the criteria of the Certificate of Proficiency in Portuguese Language for Foreigners (Celp-Bras), aiming at the mastery of the competencies expected in this teaching-learning process. The course "Synchronous Online Brazilian Portuguese" is composed of the Basic, Intermediate and Advanced levels, corresponding to the levels proposed by the CEFR.
COURSE DISTINCTIVE FEATURES
The Synchronous Online Brazilian Portuguese Course offers the student the possibility of studying the Portuguese language by experiencing real communication practices in order to contextualize the linguistic uses of the Brazilian Portuguese speaker. From this perspective, a pedagogy is proposed that provides the learner with an approach (otherness) to the communicative, textual, discursive and cultural reality of the uses of the new target language.
Contents are proposed that are linked not only to language structures, but also to culture, to the dialogical practices of commercial transactions, as well as to the personal interests of the group. The methodology applied is based on the observation and identification of the students' specific needs in order to offer a focus on the Portuguese language in use in different contexts.
OBJECTIVES
To provide the student with knowledge, practice and understanding of oral and written Portuguese, in particular communicative, social and functional situations that are sufficient and adequate to interact in specific situations. Thus, for example: introducing oneself and inserting oneself in conversations with other people, at the leisure and in professional and academic contexts, shopping, ordering products, asking and answering que stions about general, professional and personal matters, communicating accurately through apps or social networks, among others.
Sobre o Curso
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Categoria: Extensão, On-line Síncrono
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Público-alvo:
O curso se destina a alunos que não tenham a Língua Portuguesa como língua materna.
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Duração: 45h cada Nível
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Local: On-line Síncrono
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INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Profa. Dra. Aparecida Regina Sellan
Pós-doutora em PBLE (UFF), doutora e mestre em Língua Portuguesa (PUC-SP). Coordenadora do curso de Letras - Português entre 2013 e 2015. Coordenadora da disciplina RLJ (PUC-SP) entre 2005 e 2020. Coordenadora dos cursos de extensão Português Brasileiro: Língua e Cultura e Português Brasileiro on-line síncrono. Coordenadora do curso de Língua Portuguesa - Lato Sensu (PUC-SP). É vice-líder do grupo de pesquisa NUPPLE (IP-PUC-SP). Atua na área de letras com texto narrativo; ensino de Língua Portuguesa para nativos e para estrangeiros com enfoque interculturalista; fonética e fonologia, morfossintaxe; produção textual e análise de discurso.
Saiba Mais
- Expressões, no oral, para cumprimentos e despedidas, em situações formais e informais;
- Expressões para formalizar pedidos, agradecimentos desculpas, fórmulas de cortesia.
- Expressões de uso dialogado para a realização de tarefas simples e rotineiras, na interação comunicativa: fazer compras, informar o local onde vive, ou informar-se sobre direções a seguir, estabelecer conversação sobre temas gerais com as pessoas com quem interage; fazer pedidos ou pedir informações necessárias para a convivência social.
- Utilização, com propriedade, expressões linguísticas elementares do português brasileiro e seus implícitos culturais.
- Uso de expressões contextuais orais e escritas relativas à sua formação, ao meio circundante e, ainda, a assuntos relacionados com necessidades imediatas presentes na interação social.
- Elementos gramaticais básicos para organizar as interações.
- Questões básicas de História, Geografia e Cultura brasileiras.
- As regiões brasileiras: características geográficas e populacionais.
- Noções básicas de história do Brasil: formação histórica e períodos.
- Cultura brasileira: manifestações culturais na música e na alimentação.
- Elementos segmentais de pronúncia estandardizada do português brasileiro.
- Curva entonatória das sequências afirmativas e interrogativas.
- Regras gramaticais, gramaticalizações e lexicalizações do português brasileiro, relativas à estruturação de frases e sequências de frases na coesão textual oral e escrita de textos reduzidos.
- Categoria temporal e de lugar, para relatos de fatos no presente e passado, assim como para a construção do acontecível.
- Aspectualização e modalização verbais no português brasileiro.
- Elementos linguísticos estandardizados em nível coloquial distenso.
- Formação de palavras/criação lexical questões complementares de História, Geografia e Cultura brasileiras.
- Manifestações culturais no âmbito artístico e literário.
- A música brasileira e seus gêneros.
- Elementos suprassegmentais da pronúncia estandardizada do português brasileiro.
- Construção de opiniões e de argumentos para justificar uma opinião pessoal.
- Expansão lexical.
- Uso de marcadores argumentativos.
- Articulação de conteúdos com o auxílio de recursos linguísticos complexos.
- Leitura de textos argumentativos e literários.
- Redação de textos argumentativo-opinativos.
- Expressões linguísticas formais e não formais do cotidiano e seus implícitos culturais em contextos complexos de interação comunicativa.
- Léxico, lexicalização e gramaticalização para situação comunicativa em contextos situacionais mais complexos.
- Expansão e aprofundamento de aspectos históricos, sociais e culturais da realidade brasileira.
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7.0.
Didactic Structure
- Oral expressions for greetings and farewells in formal and informal situations;
- Expressions for formalizing requests, thanks, apologies, courtesy formulas.
- Use dialogical expressions to carry out simple and routine tasks in communicative interaction: shopping, informing where you live or directions, conversing about general topics with people you interact with, asking for or requesting information needed for social interaction.
- Use elementary linguistic expressions of Brazilian Portuguese and their cultural implicit.
- Use oral and written contextual expressions related to his/her background, immediate environment and matters of immediate need in social interaction.
- Basic grammatical elements to organize interactions.
- Basic questions on Brazilian History, Geography and Culture.
- The Brazilian regions: geographical and population characteristics.
- Basic notions of Brazilian history: historical formation and periods.
- Brazilian culture: cultural manifestations in music and food.
- Segmental elements of standardized pronunciation of Brazilian Portuguese.
- Intonation curve of affirmative and interrogative sequences.
- Grammatical rules, grammaticalizations and lexicalizations of Brazilian Portuguese regarding sentence structure and sentence sequences in oral and written cohesion of short texts.
- Temporal and place categories for the reporting of facts in the present and past, as well as for the construction of the happenable.
- Verbal aspectualization and modalization in Brazilian Portuguese.
- Standardized linguistic elements at the distended colloquial level.
- Word formation/lexical creation complementary issues of Brazilian History, Geography and Culture.
- Cultural manifestations in the artistic and literary sphere.
- Brazilian music and its genres.
- Suprasegmental elements of the standardized pronunciation of Brazilian Portuguese.
- Construction of opinions and arguments to justify a personal opinion.
- Lexical expansion.
- Use of argumentative markers.
- Articulating content with the aid of complex linguistic resources.
- Reading argumentative and literary texts.
- Writing argumentative-opinionative texts.
- Formal and non-formal linguistic expressions of everyday life and their cultural implicit in complex contexts of communicative interaction.
- Lexicalization and grammaticalization for communicative situations in more complex situational contexts.
- Expansion and deepening of historical, social, and cultural aspects of the Brazilian reality.
Approval
Minimum class attendance of 75% and a grade of 7.0 or higher.
Os interessados deverão entrar em contato com a Assessoria de Relações Internacionais e Institucionais da PUC-SP (dci-arii@pucsp.br) para solicitar os documentos de inscrição.
Documentos
Para pagamentos por boleto (em até 5 parcelas, a depender da data de matrícula):
- Cópia do RNE ou passaporte,
- Cópia do CPF,
- Cópia do comprovante de endereço no Brasil (onde conste o CEP),
- Ficha de inscrição,
- Contrato de prestação de serviços.
Para pagamentos por PayPal (à vista, sem possibilidade de parcelamento):
- Cópia do RNE ou passaporte,
- Ficha de inscrição,
- Contrato de prestação de serviços.
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Obs: Interessados(as) que não possuem CPF e RNE/CRNM entrar em contato com a Assessoria de Relações Internacionais e Institucionais - ARII no e-mail: dci-arii@pucsp.br.".
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos. Em caso de dúvidas entre em contato pelos e-mails: dci-arii@pucsp.br e inscricaosaecontinuada@pucsp.br
Registrations
Those interested should contact the Office of International and Institutional Affairs (dci-arii@pucsp.br) to request the application documents.
Documents
For payments by boleto (up to 5 installments, depending on the date of enrollment):
- Copy of RNE or passport,
- Copy of CPF,
- Copy of proof of address in Brazil (with zip code),
- Application form, - contract of educational services.
For PayPal payments (one installment):
- Copy of RNE or passport
- Application form
- Contract of educational services.
Note: Interested parties who do not have a CPF and RNE/CRNM please contact the International and Institutional Relations Office (ARII) by e-mail: dci-arii@pucsp.br.
Special Observations
THE OPENING OF THE COURSE IS CONDITIONAL TO A MINIMUM NUMBER OF APPLICANTS ENROLLED.
In case the course does not open, you will be notified prior to the start of classes. Only in this case will value be refunded. In case of doubts please e-mail: dci-arii@pucsp.br and inscricaosaecontinuada@pucsp.br