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A Clínica Interdisciplinar com Criança e Jovem Surdo
Apresentação
Este curso de formação em serviço visa a ampliar/incluir [a] fonoaudiólogos uma experiência anteriormente direcionada exclusivamente a psicólogos e psicanalistas, por meio do curso de aprimoramento “A Clínica Psicanalítica com Criança e Jovem Surdo”. Nos últimos 7 (sete) anos, as coordenadoras técnica e acadêmica, respectivamente psicóloga Josefina Martins Carvalho e a fonoaudióloga Kathryn Marie Pacheco Harrison, idealizaram, organizaram, ministraram as aulas e supervisionaram conjuntamente os profissionais que se matricularam. Obtivemos, como resposta, a aprovação unânime desse formato interdisciplinar de funcionamento, constatação que nos levou a pensar na presente modificação: a inclusão de fonoaudiólogos na população à qual se destina o curso.
Esta não é uma simples inclusão de profissional de outra área como aluno, muito pelo contrário. Traz, em sua ideação, a compreensão de que o olhar, os pressupostos teóricos e práticos de duas áreas diferentes, quando em contato na supervisão dos atendimentos, produzem um efeito potencializador na compreensão e na condução dos casos, que vai além da somatória dos saberes específicos de cada uma delas. Dessa forma, buscamos construir uma modalidade de formação que revele a mais pessoas o que nossos ex-alunos psicólogos e psicanalistas vivenciaram.
Por outro lado, a formação do fonoaudiólogo ainda se vê ligada a uma visão predominantemente de reabilitação como maneira de proceder à normalização dos pacientes atendidos. Qual é o trabalho do fonoaudiólogo com a criança ou jovem surdo quando se insere a Língua Brasileira de Sinais? Facilitar a comunicação? Propiciar a inclusão social? Desenvolver a linguagem?
Deste modo, o projeto do aprimoramento interdisciplinar é propiciar a duas áreas de conhecimento a construção de um saber partilhado desde o seu início, como, por exemplo, problematizar o processo de aquisição de linguagem (oral e de sinais) sob a perspectiva da fonoaudiologia dialogando com a compreensão que a psicanálise tem da importância da linguagem na constituição da subjetividade.
Objetivos
O objetivo é apresentar aos profissionais da fonoaudiologia e da psicologia, interessados no atendimento clínico a crianças e jovens com perda auditiva/surdez, as bases da psicanálise e da clínica bilíngue, na qual estejam contempladas a Língua Portuguesa (oral ou escrita) e a Língua Brasileira de Sinais. Busca, portanto, responder não só à demanda dos profissionais que pretendem uma formação profissional na área clínica visando ao trabalho com crianças e jovens surdos, como também às demandas da população que nos procura, oferecendo um serviço de qualidade. A Derdic/PUC-SP é reconhecida, no campo surdez, deste modo, alunos surdos de escolas (especiais ou regulares) e crianças e jovens são encaminhados para avaliação e atendimento. A partir desta demanda e da experiência clínica de terapia psicanalítica e fonoaudiológica em abordagem bilíngue, desenvolvemos esse tipo de formação em serviço específica para psicólogos e fonoaudiólogos no atendimento com criança e jovem surdo.
- Categoria: Aprimoramento, Presencial, Derdic
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Público-alvo:
Destinado a Fonoaudiólogos e Psicólogos interessados na clínica bilíngue com crianças e jovens surdos.
- Duração: 1 ano 181 horas
- Local: Derdic
- INSCREVA-SEna lista de interesse
Profa. Ma. Josefina Martins Carvalho
Possui mestrado em Educação Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é docente na Faculdade de Educação da PUC/SP, Habilitação EDAC; Psicóloga clínica da DERDIC/Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área clínica: Psicanálise com crianças e jovens surdos. Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise e educação; psicanálise e surdez; família ouvinte e filho surdo; surdez: psicodiagnóstico e psicoterapia. (Texto informado pelo autor)
Saiba MaisProfa. Dra. Kathryn Marie Pacheco Harrison
Fonoaudióloga pela PUC-SP, mestrado em Fonoaudiologia e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Professora da Faculdade de Ciência Humana e da Saúde e fonoaudióloga do Serviço de Atendimento Bilíngue na Clínica de audição, voz e linguagem Prof. Dr Mauro Spinelli da DERDIC-PUC/SP. Participante do Comitê de Libras e Bilinguismo para Surdos (2020), no Departamento de Linguagem da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFª). Coordenadora do GT3 “Libras na Fonoaudiologia” do Comitê de Língua de Sinais e Bilinguismo da SBFa.
Saiba MaisCorpo Docente
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Coordenação
Profa. Ma. Josefina Martins Carvalho
Profa. Dra. Kathryn Marie Pacheco Harrison .
Dados sujeitos a alterações.
Estrutura Didática
Seminário e aulas teóricos: a leitura dos textos selecionados visa a dar ao aluno os subsídios teóricos básicos para o desenvolvimento de uma concepção de constituição do psiquismo e de concepções sobre a teoria da técnica psicanalítica bem como da clínica fonoaudiológica na perspectiva bilíngue para surdos, apresentando as bases para a compreensão do papel da língua de sinais para o desenvolvimento das atividades, tanto de fonoaudiólogos, quanto de psicólogos. É desenvolvido a partir de indicação de leituras, discussão dos textos lidos, tendo como norte uma compreensão e reflexão crítica sobre os conceitos apresentados.
Conhecimento: Pretende-se levar o aluno a pensar e desenvolver uma prática clínica com crianças e jovens surdos pautada na concepção formulada por Winnicott de “análise de acordo com a demanda”, isto é, das diferentes modalidades de intervenção do analista em função da singularidade do caso, tanto no que diz respeito ao modo de organização e funcionamento psíquicos, quanto à particularidade dos efeitos relativos a uma condição orgânica alterada, qual seja, a de não escutar.
Compreensão: Consideramos fundamental discutir as ideias a respeito da incidência e dos efeitos da surdez na família, na infância e na adolescência e sua relação com as possíveis dificuldades no campo da subjetividade.
Aplicação: Favorecer a prática clínica por meio da articulação entre teoria e prática.
Análise: Oferecer subsídios aos alunos de forma a que possam estabelecer hipóteses diagnósticas, que favoreçam a construção de projeto terapêutico singular para cada caso atendido.
Síntese: A partir dos conhecimentos adquiridos no seminário teórico, o aluno deverá ser capaz de desenvolver a sua escuta clínica em direção a enriquecer o instrumento a ser utilizado na intervenção em função da singularidade do caso.
Supervisão clínica dos atendimentos: visa a oferecer sustentação para a prática clínica articulada às questões teóricas que se apresentam, com base no material clínico colhido em atendimento clínico realizado pelo aluno, levando em conta os aspectos da transferência e contratransferência envolvidos. Visa, também, a oferecer subsídios para a compreensão e manejo das interfaces orgânica, social e psíquica. A profª Ms. Josefina Martins Carvalho do Setor de Psicologia realizará semanalmente a supervisão clínica psicanalítica em conjunto com a Profª. Drª. Kathryn Marie Pacheco Harrison, responsável pela análise dos fatores de linguagem, da audição e dos discursos em Libras dos pacientes surdos.
Atendimento clínico dos casos: Os alunos realizarão obrigatoriamente atendimento a pacientes da fila de espera do Setor de Psicologia e do Serviço de Atendimento Bilíngue composta por uma demanda constante de atendimento para crianças e adolescentes surdos. Fazem parte do atendimento a elaboração de relatório clínico do caso, no final do curso, a participação nas discussões clínicas interdisciplinares dos casos atendidos no grupo.
Inscrições
- Inscrição no processo seletivo: após o cadastro de sua inscrição, será gerado automaticamente um comprovante de inscrição.
- Confirmação de inscrição: sua participação no processo de seleção estará confirmada tão logo seja efetuado o envio dos documentos necessários para participação no processo.
- Processo de seleção: leia atentamente o Edital para obter informações
Documentos
Documentos para Seleção
- Documento de Identidade original com foto
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação
- Currículo atualizado
No dia da entrevista, o candidato deverá comparecer munido dos documentos.
Documentos para Matrícula
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br
- Categoria: Aprimoramento, Presencial, Derdic
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Público-alvo:
Destinado a Fonoaudiólogos e Psicólogos interessados na clínica bilíngue com crianças e jovens surdos.
- Duração: 1 ano 181 horas
- Local: Derdic
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