Educação Continuada
- Início
- Especialização e MBA
- Análise das rel…
Análise das relações entre as categorias: Trabalho e Saúde
Apresentação
A relação saúde e trabalho está interligada ao desenvolvimento do capitalismo e a industrialização nos países centrais; em um período em que as condições laborais causavam grandes perdas humanas, de produtividade, além fomentar os conflitos capital-trabalho. Assim, forjar um trabalhador saudável e apto para suas funções, passou a interessar o empresariado, o governo, entidades internacionais e as universidades. Além disso, as organizações e as condições de trabalho foram pautas importantes para as reivindicações do próprio trabalhador e suas entidades representativas.
Analisar as nomenclaturas desenvolvidas nessa relação, como Medicina do Trabalho, Saúde Ocupacional, Saúde do Trabalhador e Saúde Coletiva debatendo suas funções sociais, correlações de força e conjunturas econômicas e sociais faz parte do principal objetivo desse curso. O curso amplia a discussão para diferentes áreas do conhecimento, promovendo um intercâmbio entre os diversos saberes associados às consequências das organizações do trabalho ao longo da história para a saúde do trabalhador.
Objetivos
Analisar e refletir sobre duas categorias centrais (trabalho e saúde) que se relacionam a partir do advento do sistema capitalista.
Identificar as principais nomenclaturas relacionadas à saúde e o trabalho como a Medicina do Trabalho, Saúde Ocupacional, Saúde do Trabalhador e Saúde Coletiva analisando a função social de cada uma delas em suas conjunturas de atuação tanto nos países centrais do capitalismo quanto nos países periféricos.
Identificar a dinâmica do capitalismo e a atuação do trabalhador em suas reivindicações por melhores condições de trabalho.
Promover intercâmbio das diversas áreas do conhecimento que atuam na relação saúde trabalho a fim de contribuir para as análises e debates desse campo na atualidade.
Diferenciais do Curso
A perspectiva histórica de duas categorias – trabalho e saúde, que permeiam diferentes áreas do conhecimento, analisando as conjunturas econômicas, políticas e sociais dos países latino-americanos, especialmente o Brasil torna o curso diferenciado. Além de promover intercâmbios entre especialistas e trabalhadores de diferentes categorias.
- Categoria: Extensão, On-line Síncrono
-
Público-alvo:
Profissionais que atuam com a Saúde e Segurança do Trabalho nas empresas e sindicatos. Trabalhadores e trabalhadoras de diversas categorias que pretendem aprofundar o conhecimento nessa área. Graduados e pós graduados nas áreas de Ciências Sociais, História, Saúde, Direito, Economia e Serviço Social. Público em geral.
- Duração: 20h
- Local: On-line Síncrono
- INSCREVA-SEna lista de interesse
Profa. Dra. Juliana Santos Monteiro
Doutora em História Social pela PUC.SP, mestre em História Social pela mesma instituição. Ambas as pesquisas analisam a função social das políticas oficiais para a saúde e a segurança do trabalhador em períodos diferentes da história abordando países da América Latina. Autora do livro: Proteção ao Trabalho x Proteção ao Trabalhador – a Lógica da Saúde e Segurança do Trabalho no Período Ditatorial Brasileiro. Pesquisadora do Centro de Estudos de História da América Latina (CEHAL).
Coordenadora do GT Saúde, Trabalho e Conflitualidades da Associação Internacional dos Historiadores Latino-Americanos e Caribe (ADHILAC). Professora Adjunta do Depto de Educação da Universidade Brasil e da educação básica de ensino.
Saiba MaisCorpo Docente
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo.
Coordenação
Profa. Dra. Vera Lúcia Vieira
Professores
Profa. Dra. Juliana Santos Monteiro
Dados sujeitos a alterações.
Estrutura Didática
Estrutura Didática
- Trabalho abstrato – do adoecimento à morte no trabalho.
- Análise das organizações do trabalho (séculos XX e XXI) – do taylorismo à uberização.
- A trajetória da Saúde no campo do trabalho.
- As nomenclaturas e conceitos em Saúde: da Medicina do Trabalho à Saúde do Trabalhador.
- A lógica das políticas sobre acidentes e doenças de trabalho no Brasil.
- A resposta do trabalhador para suas condições de trabalho.
- Análise e considerações sobre as condições de trabalho em contexto pandêmico.
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7.0.
Inscrições
- Procedimentos de Matrícula:após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br
- Categoria: Extensão, On-line Síncrono
-
Público-alvo:
Profissionais que atuam com a Saúde e Segurança do Trabalho nas empresas e sindicatos. Trabalhadores e trabalhadoras de diversas categorias que pretendem aprofundar o conhecimento nessa área. Graduados e pós graduados nas áreas de Ciências Sociais, História, Saúde, Direito, Economia e Serviço Social. Público em geral.
- Duração: 20h
- Local: On-line Síncrono
- INSCREVA-SEna lista de interesse