Educação Continuada
- Início
- Especialização e MBA
- Práticas de Lei…
Práticas de Leitura Literária e a Formação do Leitor
Apresentação
Como promover o encontro do mundo da literatura com as crianças e jovens? Como podemos promover esse encontro no ambiente escolar?
Sabemos que a literatura é fonte de encantamento e possibilita várias experiências ao sujeito, entre elas a de sonhar, imaginar, fantasiar, criar e refletir. Experiências importantes ao ser humano no processo de humanização e cidadania.
Partindo da relevância da formação do leitor literário, o curso discute as práticas de leitura do texto literário em sala de aula no Ensino fundamental I e o papel do professor – mediador nesse processo. Aborda, também, a importância de dar voz ao aluno, de propiciar a reflexão para que possa transformar-se em autor, tanto do texto, como de sua história. Isso porque a autonomia oferecida ao aluno, por meio das práticas de leitura, possibilita-o criar e não apenas reproduzir, uma vez que as várias leituras que fazemos do mundo ampliam o repertório e experiências e nos levam ao descobrimento de novas possibilidades de ação.
Objetivos
Discutir a importância da leitura literária na formação de crianças e jovens e contribuir, a partir da apresentação e discussão de práticas de leitura, para a formação de professores-mediadores mais capacitados ao trabalho com a leitura literária.
- Evidenciar e discutir a importância da leitura e da leitura do texto literário na formação do leitor literário.
- Ressaltar a relevância do papel do professor-mediador nesse processo de formação.
- Propor e discutir práticas de leitura vivenciadas no Ensino Fundamental I, II e Ensino médio.
- Evidenciar as instâncias envolvidas no processo de formação do leitor literário: escola, família, biblioteca, bibliotecários.
Diferenciais do Curso
O curso possibilita a discussão sobre a importância da leitura literária na formação de crianças e jovens e contribui, a partir da apresentação e discussão de práticas de leitura, para a formação de professores – mediadores mais capacitados com a leitura literária.
- Categoria: Extensão, On-line Síncrono
-
Público-alvo:
Gestores educacionais, professores, graduados das diferentes áreas do conhecimento, mediadores da leitura, bibliotecários e interessados em geral no tema.
- Duração: 20h
- Local: On-line Síncrono
- INSCREVA-SEna lista de interesse
Profa. Me. Teresa Cristina Aliperti França Domingues
Pedagoga pela PUCSP. Mestre em Educação do Surdo pela Gallaudet University - Washington,D.C. EUA, 1987. Mestre em Literatura e Crítica Literária pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP- 2015 e doutoranda pelo mesmo programa de pós – graduação. Professora do Ensino Fundamental I da Rede Pública Estadual de São Paulo desde 2006, onde desenvolve trabalho inovador na área de formação do leitor do texto literário, dando ênfase ao papel da família, da escola, da sociedade e do professor-mediador nesse processo. Vem desenvolvendo, ao longo dos anos, várias práticas que contribuem para a formação do leitor e do leitor do texto literário.
Corpo Docente
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo.
Coordenação
Profa. Dra. Diana Navas
Professores
Profa. Me. Teresa Cristina Aliperti França Domingues
Dados sujeitos a alterações.
Estrutura Didática
Apresentação do curso; Concepção de leitura e literatura; A leitura do texto literário;
O papel do professor mediador e de outros agentes responsáveis na formação do leitor literário;
Práticas de leitura: Leitura diária do Professor;
Roda de leitura - Sala de leitura;
Canto da leitura - Leitura em sala de aula Acervo da sala de aula;
Papel da família na formação do leitor literário;
Roda cultural – Leitura compartilhada dos textos de história, geografia e ciências. Leitura e escrita na matemática;
Práticas de leitura e a formação do cidadão;
Conversa sobre o curso – trocas de experiências, dúvidas e sugestões.
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7.0.
Inscrições
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br
- Categoria: Extensão, On-line Síncrono
-
Público-alvo:
Gestores educacionais, professores, graduados das diferentes áreas do conhecimento, mediadores da leitura, bibliotecários e interessados em geral no tema.
- Duração: 20h
- Local: On-line Síncrono
- INSCREVA-SEna lista de interesse