O curso aborda os fundamentos neurofisiológicos e neuro anatômicos para explicar os mecanismos envolvidos na sensibilidade, na motricidade e na cognição. Além do comportamento propriamente dito, os processos de aprendizado sensório-motor-cognitivo são sistematicamente estudados pela neurociência, fornecendo embasamento para estratégias teóricas e práticas de profissionais da educação e da saúde. As interações com o ambiente e as recentes abordagens teóricas e tecnológicas para melhor adaptação constituem uma nova área de investigação da neurociência, com estratégias interdisciplinares aplicadas às áreas mencionadas.
Objetivos
- Aprimorar o entendimento sobre os mecanismos neurais dos processos de ensino-aprendizagem e de reabilitação.
- Integrar o conhecimento avançado em neurociências com aplicações práticas em neuroanatomia, neurofisiologia e neurologia cognitiva, com discussão sobre aspectos básicos do comportamento humano.
Diferenciais do Curso
Professoras atuantes em diversas áreas profissionais (Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional). Apresentação de exemplos do dia a dia, aplicáveis aos contextos de saúde e educação. Momentos de debate e escuta do estudante, auxiliando-o a usar os conceitos da neurociência para solucionar situações cotidianas na assistência à saúde e na educação.
Sobre o Curso
-
Categoria: Extensão, On-line Síncrono
-
Público-alvo:
Profissionais e graduandos das áreas da saúde e educação
-
Duração: 12 horas
-
Local: On-line Síncrono
-
INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Mariana Callil Voos
Doutora e mestre em Neurociências e Comportamento (USP), especialista em Fisioterapia Neurológica (Hospital das Clínicas - USP) e em Doenças Neuromusculares (Unifesp), graduada em Fisioterapia (USP). Professora da PUC-SP desde 2018, responsável pelas disciplinas de Neuroanatomia, Neurologia Clínica e Fisioterapia Neurológica. Saiba Mais
Saiba Mais
- Percepção visual, auditiva, tátil, proprioceptiva.
- Alterações da percepção.
- Integração atenção.
- Percepção – memória – ação – coordenação.
- Alterações da coordenação.
- Movimentos reflexos, automáticos e voluntários.
- Linguagem.
- Alterações da linguagem.
- Diagnóstico diferencial: afasia, disartria, apraxia da fala.
- Interações com o ambiente.
- Sequenciamento motor.
- Apraxias.
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas síncronas e assíncronas e nota igual ou superior a 7,0.
-
1. Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
-
2. Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
-
3. Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada
Documentos
-
Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
-
Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e Histórico Escolar para graduandos
-
1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br.