O curso trata do desenvolvimento de ferramentas tecnológicas e métodos, por parte da iniciativa privada, do governo e do terceiro setor, para extrair e analisar com profundidade as bases de dados jurídicas dos tribunais, do Executivo, do Legislativo, bem como de departamentos jurídicos. Abordam-se também conceitos de estatística e de tecnologia, para uma melhor compreensão do processo jurimétrico. Dado esse cenário, novas carreiras, áreas de pesquisas e mercados estão surgindo, com destaque para a área de legaltechs.
Objetivos
- Introduzir as aplicações e os aspectos do mercado de tecnologia, inteligência artificial, programação e pesquisa quantitativa na área do Direito.
- Apresentar conceitos básicos de estatística, probabilidade e pesquisa empírica, além da história e das aplicações da jurimetria.
- Discutir os principais desafios tecnológicos, regulatórios e éticos pertinentes ao campo da jurimetria.
Sobre o Curso
-
Categoria: Extensão, Presencial, Escola de Inverno
-
Público-alvo:
Estudantes de graduação e profissionais de diferentes áreas de atuação correlatas
-
Duração: 20h
-
Local: Campus Monte Alegre - Educação Continuada
-
INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Prof. Marcelo Guedes Nunes
Marcelo Guedes Nunes é mestre e doutor em Direito (PUC-SP). Foi membro da comissão de juristas que, a convite do Senado Federal, elaborou o anteprojeto de Código Comercial atualmente em discussão no Congresso Nacional, sendo responsável pela Subcomissão de Indicadores e pela Subcomissão de Processo Empresarial. Atuou como coordenador responsável pela pesquisa que fundamentou o parecer da Corregedoria de Justiça do TJSP e que motivou a criação e instalação das varas empresariais na comarca de São Paulo. Atua como professor de Direito Comercial da Faculdade de Direito da PUC-SP.
Aula 1 - Tecnologia e pesquisa em Direito no século XXI: dogmática X consequencialismo.
Aula 2 - História, definição, distinções e aplicação da jurimetria.
Aula 3 - Conceitos básicos de estatística e probabilidade: exemplos de pesquisas.
Aula 4 - Mercado de legaltechs.
Aula 5 - Jurimetria e governo: avaliação de impacto regulatório e administração dos tribunais.
Campus Monte Alegre - Educação Continuada
- Procedimentos para Matrícula: após o preenchimento da inscrição serão gerados automaticamente:
- Comprovante de inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Caso o responsável financeiro não seja o próprio aluno, é necessário que o responsável efetivo assine o Termo de aditamento ao contrato de prestação de serviços educacionais. Esse documento deverá ser solicitado pelo e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e após preenchido, deverá ser entregue pessoalmente no Setor de Contas a receber.
- Efetivação de matrícula: a matrícula será efetivada após o pagamento da primeira parcela.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição, no Portal de Inscrições, sendo que o aluno responsabiliza-se por sua absoluta exatidão e veracidade. Para verificar se há documentos pendentes, acesse a Central do Candidato. Regras para entrega de diploma estrangeiro: os diplomas de graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.