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Introdução à Gestão Cultural e o Mercado da Arte
Apresentação
Introdução à compreensão do circuito artístico e cultural partindo de seus agentes e dos processos de gestão cultural. Estudo e reflexão sobre a legislação pública e privada. Estudo e análise de modelos de projetos para financiamento. Lei Rouanet e suas mudanças a respeito da arte cultura no país. Projetos de políticas públicas e privadas, desenvolvimento de projeto de financiamento e apoio financeiro a eventos artísticos.
Objetivos
- Definir diferentes noções de cultura e expressar o debate atual sobre diversas perspectivas em relação ao campo cultural a partir de uma visão sistêmica.
- Articular noções e debates sobre cultura inseridas na especificidade das instituições de cultura, em particular museus e espaços de exposição da produção artística.
- Incorporar, debater e operar as teorias que conformam a noção de cultura.
Diferenciais
- Tomar contato com o debate acerca da gestão cultural na atualidade.
- Desenvolvimento de um projeto no campo da arte/cultura.
- Categoria: Extensão
-
Público-alvo:
Profissionais das áreas de Artes, Comunicação, Design, Arquitetura, C.Sociais, História, Museologia, Relações Públicas, Publicidade, Jornalismo, Filosofia, Educação e interessados em atuar na área de Produção e Gestão Cultural, além de aprofundar conhecimentos na área da Crítica e Curadoria de Arte.
- Duração: 24h
- Local: On-line Síncrono
- INSCREVA-SEna lista de interesse
Profa. Dra. Mirtes Marins de Oliveira
Docente do Mestrado e Doutorado em Design da Universidade Anhembi-Morumbi (2012). Pós-Doutorado em Educação - DE-USP. É Pesquisadora Colaboradora na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Educação em Educação Artistica- Artes Plasticas pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Trabalhou no Setor Educativo do Museu de Arte Contemporanea da Universidade de São Paulo e coordenou a Oficina das Artes, na Associação Brasileira "A Hebraica" de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fotografia, atuando principalmente nos seguintes temas: artes visuais, fotografia, ação artistica, educação e artes. Coordenou o Mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina.
Saiba MaisCorpo Docente
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Corpo Docente
Profa. Dra. Mirtes Marins de Oliveira
Estrutura Didática
Encontro 1
Elementos de um projeto de arte e cultura e suas etapas de elaboração.
Exemplos comentados de projetos.
Encontro 2
Definições de cultura em suas perspectivas: cultura de massa, indústria cultural, cultura erudita e popular, conceito antropológico de cultura, identidade cultural em debate pós-moderno e em estudos pós-coloniais.
Encontro 3
Panorama das políticas culturais no Brasil e a legislação atual.
Exercícios de compreensão do funcionamento dos sistemas de apoio aos projetos artísticos e culturais no Brasil.
Sugestões de referências para os projetos.
Encontro 4
Exposições em perspectiva histórica: experimentação e institucionalização.
Sugestões de referências para os projetos.
Encontro 5
Agentes e eventos dos circuitos artísticos em contexto atual: museus, feiras, galerias, revistas, artistas, escolas, colecionadores, entre outros.
Interações entre agentes e estratégias de consolidação nos circuitos.
O papel das redes sociais.
Sugestões de referências para os projetos.
Encontro 6
A bienalização do circuito artístico.
Caracterização das bienais de arte e suas dinâmicas em contexto atual.
Sugestões de referências para os projetos.
Encontro 7
Apresentação dos projetos por parte dos alunos, com comentários a partir de roteiro pré-estabelecido desde o primeiro encontro.
Encontro 8
Revisão dos conteúdos e apresentação de referências comentadas.
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7.0.
Inscrições
- Procedimentos de Matrícula:: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula;
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
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Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
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Cópia autenticada do Diploma de Graduação
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1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br
- Categoria: Extensão
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Público-alvo:
Profissionais das áreas de Artes, Comunicação, Design, Arquitetura, C.Sociais, História, Museologia, Relações Públicas, Publicidade, Jornalismo, Filosofia, Educação e interessados em atuar na área de Produção e Gestão Cultural, além de aprofundar conhecimentos na área da Crítica e Curadoria de Arte.
- Duração: 24h
- Local: On-line Síncrono
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