A autonomia alimentar do bebê depende da sua habilidade e coordenação sensório motora oral para à sucção, e o adequado manejo do aleitamento materno por parte da puérpera. O curso está estruturado em 27h de aulas teóricas e discussões da prática através de casos clínicos, e 03H de visita técnica na Rede de Banco de Leite Humano.
Objetivos
Capacitar o aluno para identificar, avaliar e dar seguimento à díade mãe-bebê no manejo do aleitamento materno, assim como na reabilitação dos diversos sintomas das disfunções orais no bebê.
Diferenciais
Curso profissionais / professores com expertise clínica e produção científica, que atuam na área da saúde materno infantil. Vivenciar na prática/ visita técnica, o referencial teórico discutido on-line
Sobre o Curso
-
Categoria: Extensão, On-line Síncrono
-
Público-alvo:
Fonoaudiólogos e alunos da graduação em fonoaudiologia
-
Duração: 30 h
-
Local: On-line Síncrono
-
INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Prof. Dra. Tereza Loffredo Bilton
Professora Associada da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP
Doutora em Radiologia Clínica pela UNIFESP, 2000
Especialista em Gerontologia pela SBGG, 1990
Especialista em Audição e Disfagia pelo CFFa
Membro do Grupo Fleury Medicina e Saúde desde 2000
Saiba Mais
Professor em Destaque
Profa. Rita Lopes
Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP - 1996). Fonoaudióloga do Hosp. Carlos Chagas – Guarulhos/SP, desde 1997 até 2020. Atualmente, responsável pela preceptoria às visitas técnicas de pós-graduandos e de alunos de extensão da área de Fono Neo Ped e teste da linguinha. Esp. em Motricidade Orofacial pelo Instituto de Estudos Avançados da Audição (IEAA). Coordenadora do curso de Pós-graduação em Fonoaudiologia Neo-Pediátrica, realizado Fonoaudiálogo EAD/SP, desde 2015, parceria com a Faculdade Inspirar. Mestre em Saúde da Comunicação Humana, pela Fac. de Ciências Médicas da Santa Casa de SP (FCMSCSP). Profª. convidada do Núcleo de Estudos em Deglutição e Disfagia, Uni.Fed.Fluminense
Saiba Mais
1- Gestação, tipos de parto e a fisiologia da lactação: impactos na mãe e no bebê
2- AM na primeira hora e assistência à díade mãe-bebê: manejo x fisiologia da alimentação/sucção
3- Condições clínicas da mãe e os cuidados com a mama: mamilos planos, protrusos ou invertidos; ingurgitamento, fissuras: quais os recursos mais indicados e eficazes
4- Protocolo universal de manejo do AM (postura e pega) e protocolos fonoaudiológicos de desempenho da sucção (diferença da sucção não-nutritiva SNN e sucção nutritiva SN eficaz)
5- Avaliação do frênulo lingual em bebês: protocolos e seguimento fonoaudiológico
6- Disfunções orais: avaliação e intervenção das estruturas esqueléticas x musculatura orofacial x língua
7- Princípios da educação parental e identificação do perfil materno
8- Perfil sensorial do bebê (hiper-reativo e hiporeativo): como identificar e intervir
9- Especificidades da fonoaudiologia para atuação no AM: estratégias terapêuticas (sonda-dedo, translactação, indicação de utensílios)
10- Equipe interdisciplinar na prática
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia do Diploma de Graduação ou cópia do Histórico Escolar para graduandos
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos. Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br