Educação Continuada
- Início
- Especialização e MBA
- América-Latina:…
América-Latina: Literatura, Pensamento Social e Mestiçagens da Imagem
Apresentação
Refletir, de uma perspectiva interdisciplinar, sobre a história político-cultural latino-americana, sobre a literatura, a pintura e o pensamento social latino-americano. Pensar os processos de conquista e da colonização da América Latina e sobre a inserção “desigual e combinada” do continente no mundo moderno. Compreender historicamente os principais dilemas atuais da história latino-americana. Refletir sobre as formas de resistência a partir das mestiçagens, das hibridações e da transculturação cultural na literatura e na história da arte latino-americana.
Objetivos
Pensar a formação cultural do continente latino-americano e compreender os processos de mestiçagens e de hibridação cultural na literatura, na poesia e na pintura latino-americana. Criar um espaço/momento de compartilhamento sobre a realização e pesquisas interdisciplinares, a partir do uso da literatura, de ensaios literários e históricos, de poemas e telas sobre a história latino-americana. Pensar o uso dessas linguagens como fontes de pesquisa e como recursos didáticos. Recuperar e dialogar com a obra de autores considerados “Clássicos” do pensamento social e da pesquisa em história da arte, da literatura e da comunicação na América Latina.
Diferenciais
Curso com foco interdisciplinar que visa capacitar graduados e graduandos para a pesqusia e a docência na área de ciências humanas e socais. A disciplina pretende criar um espaço/momento de compartilhamento de pesquisas a partir do uso de linguagens variadas, em especial a poesia, a literatura e a pintura. As aulas e os materiais analisados pretendem capacitar futuros professores e pesquisadores na pesquisa sobre ar tais linguagens, sobre o pesamento social e a história político cultural latino-americana.
- Categoria: Extensão, On-line Síncrono
-
Público-alvo:
Estudantes e pesquisadores da área de Ciências Humanas e Sociais.
- Duração: 20h
- Local: On-line Síncrono
- INSCREVA-SEna lista de interesse
Profa. Dra. Vera Lúcia Vieira
Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente é professor assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenador do Centro de Estudos de Historia América latina (CEHAL- PUC-SP). Atuação: Historia da América Latina Contemporânea. Temas: violência institucional; as violações aos direitos humanos, perpetradas pelo Estado capitalista de natureza autocrata que se impõe no continente latino-americano. A partir da década de 1950, em especial no último ciclo ditatorial e nas lutas contrarrevolucionárias na América Central (anos 70 e 80), analisa, em parceria com o movimento sindical, a conexão repressiva estado; empresa na particularidade brasileira. Sobre os períodos subsequentes, aborda como as expressões da violência institucional limitam o constitucionalismo democrático, Configura-se um Estado de natureza que oscila entre bonapartimos e democracias constitucionais, cujo substrato revela preconceitos estruturais: etnicismo, racismo, sexismo e estigmatização da pobreza.. projeto de pesquisa sem andamento: OVP-DH.ORG (plataforma big-data) - com o objetivo de ampliar a capacidade de populações vulneráveis terem acesso aos direitos básicos de cidadania e humanos; Projeto: Cia Docas de Santos - parceria empresa estado na repressão aos trabalhadores durante a ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985)
Saiba MaisProf. Dr. Ival de Assis Cripa
Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo, mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo, com a dissertação sobre a história política do México nos anos 30 (Paco Editorial). Possui doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas, com a tese sobre Octávio Paz e a história da América Latina, publicado pela editora Prismas (2016). Pós-doutorado sobre Imprensa, Literatura e História no Brasil e no México, junto ao Centro de Estudos sobre a História da América-Latina e o Caribe (CEHAL) da PUC/SP. Professor das disciplinas de História da América Latina, Relações Internacionais, Teoria da História e Filosofia do Direito na UNISA, UNIFIEO e Faculdades Integradas de Guarulhos, entre 1996 e 2016. Professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Fatec São Roque nas áreas de História da Arte e de Memória, História e Patrimônio Histórico em 2017 e 2018. Professor Colaborador do Centro de Estudos de História da América Latina e do Caribe da PUC-SP e professor convidado no curso de Pós-Graduação Latu-Sensu em História da PUC/SP. Membro das Comissões Organizadoras e das Coordenações dos seguintes eventos: a) I, II e III Seminário Internacional de Comércio Internacional e Desenvolvimento Regional realizado em 2018, 2019 e 2020 ; b) I, II e III Seminário Internacional de Gestão do Patrimônio Histórico em Contextos Ibero-Americanos (eventos promovidos pela UNIFESP, Campus Osasco, Centro Paula Souza, CEHAL\PUC-SP e Universidade de Coimbra, 2018, 2019, 2020).
Saiba MaisCorpo Docente
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo.
Coordenação
Profa. Dra. Vera Lucia Vieira
Professores
Prof. Dr. Ival de Assis Cripa
Dados sujeitos a alterações.
Estrutura Didática
- Mestiçagens da Imagem e Pensamento Híbrido: Pensar a América Latina a Partir da Experiência do Choque da Conquista e da Colonização.
- Machado de Assis, Patrimonialismo e Cultura Política Brasileira e Latino-Americana.
- História da Poesia, Modernismo e Modernidade na América Latina: Mallarmé e Vicente Huidobro
- Xul Solar, Jorge Luis Borges e a Renovação da Linguagem Literária e Visual Na América Latina.
- Histórias Transnacionais e Estudos Subalternos: Abordagens “Clássicas” e “Novas” na Pesquisa em História Político-Cultural Latino-Americana.
- Movimento Muralista e Imaginário da Revolução Mexicana
- Do Nacional ao Transnacional: José Luís Romero, Jesús Martín-Barbero, Comunicação e Cultura Na América Latina
- 1968, Paris, Praga, Cidade do México: Octavio Paz, Carlos Fuentes e Milán Kundera.
- Literatura e Pensamento Social na América-Latina: Juan Rulfo, Guimarães Rosa, Dependência e Subdesenvolvimento
Inscrições
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
• Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
• 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br
- Categoria: Extensão, On-line Síncrono
-
Público-alvo:
Estudantes e pesquisadores da área de Ciências Humanas e Sociais.
- Duração: 20h
- Local: On-line Síncrono
- INSCREVA-SEna lista de interesse