Refletir, de uma perspectiva interdisciplinar, sobre a história político-cultural latino-americana, sobre a literatura, a pintura e o pensamento social latino-americano. Pensar os processos de conquista e da colonização da América Latina e sobre a inserção “desigual e combinada” do continente no mundo moderno. Compreender historicamente os principais dilemas atuais da história latino-americana. Refletir sobre as formas de resistência a partir das mestiçagens, das hibridações e da transculturação cultural na literatura e na história da arte latino-americana.
Objetivos
Pensar a formação cultural do continente latino-americano e compreender os processos de mestiçagens e de hibridação cultural na literatura, na poesia e na pintura latino-americana. Criar um espaço/momento de compartilhamento sobre a realização e pesquisas interdisciplinares, a partir do uso da literatura, de ensaios literários e históricos, de poemas e telas sobre a história latino-americana. Pensar o uso dessas linguagens como fontes de pesquisa e como recursos didáticos. Recuperar e dialogar com a obra de autores considerados “Clássicos” do pensamento social e da pesquisa em história da arte, da literatura e da comunicação na América Latina.
Diferenciais
Curso com foco interdisciplinar que visa capacitar graduados e graduandos para a pesqusia e a docência na área de ciências humanas e socais. A disciplina pretende criar um espaço/momento de compartilhamento de pesquisas a partir do uso de linguagens variadas, em especial a poesia, a literatura e a pintura. As aulas e os materiais analisados pretendem capacitar futuros professores e pesquisadores na pesquisa sobre ar tais linguagens, sobre o pesamento social e a história político cultural latino-americana.
Sobre o Curso
-
Categoria: Extensão, On-line Síncrono
-
Público-alvo:
Estudantes e pesquisadores da área de Ciências Humanas e Sociais.
-
Duração: 20h
-
Local: On-line Síncrono
-
INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Profa. Dra. Vera Lúcia Vieira
Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente é professor assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenador do Centro de Estudos de Historia América latina (CEHAL- PUC-SP). Atuação: Historia da América Latina Contemporânea. Temas: violência institucional; as violações aos direitos humanos, perpetradas pelo Estado capitalista de natureza autocrata que se impõe no continente latino-americano. A partir da década de 1950, em especial no último ciclo ditatorial e nas lutas contrarrevolucionárias na América Central (anos 70 e 80), analisa, em parceria com o movimento sindical, a conexão repressiva estado; empresa na particularidade brasileira. Sobre os períodos subsequentes, aborda como as expressões da violência institucional limitam o constitucionalismo democrático, Configura-se um Estado de natureza que oscila entre bonapartimos e democracias constitucionais, cujo substrato revela preconceitos estruturais: etnicismo, racismo, sexismo e estigmatização da pobreza.. projeto de pesquisa sem andamento: OVP-DH.ORG (plataforma big-data) - com o objetivo de ampliar a capacidade de populações vulneráveis terem acesso aos direitos básicos de cidadania e humanos; Projeto: Cia Docas de Santos - parceria empresa estado na repressão aos trabalhadores durante a ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985)
Saiba Mais
Professor em Destaque
Prof. Dr. Ival de Assis Cripa
Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo, mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo, com a dissertação sobre a história política do México nos anos 30 (Paco Editorial). Possui doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas, com a tese sobre Octávio Paz e a história da América Latina, publicado pela editora Prismas (2016). Pós-doutorado sobre Imprensa, Literatura e História no Brasil e no México, junto ao Centro de Estudos sobre a História da América-Latina e o Caribe (CEHAL) da PUC/SP. Professor das disciplinas de História da América Latina, Relações Internacionais, Teoria da História e Filosofia do Direito na UNISA, UNIFIEO e Faculdades Integradas de Guarulhos, entre 1996 e 2016. Professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Fatec São Roque nas áreas de História da Arte e de Memória, História e Patrimônio Histórico em 2017 e 2018. Professor Colaborador do Centro de Estudos de História da América Latina e do Caribe da PUC-SP e professor convidado no curso de Pós-Graduação Latu-Sensu em História da PUC/SP. Membro das Comissões Organizadoras e das Coordenações dos seguintes eventos: a) I, II e III Seminário Internacional de Comércio Internacional e Desenvolvimento Regional realizado em 2018, 2019 e 2020 ; b) I, II e III Seminário Internacional de Gestão do Patrimônio Histórico em Contextos Ibero-Americanos (eventos promovidos pela UNIFESP, Campus Osasco, Centro Paula Souza, CEHAL\PUC-SP e Universidade de Coimbra, 2018, 2019, 2020).
Saiba Mais
- Mestiçagens da Imagem e Pensamento Híbrido: Pensar a América Latina a Partir da Experiência do Choque da Conquista e da Colonização.
- Machado de Assis, Patrimonialismo e Cultura Política Brasileira e Latino-Americana.
- História da Poesia, Modernismo e Modernidade na América Latina: Mallarmé e Vicente Huidobro
- Xul Solar, Jorge Luis Borges e a Renovação da Linguagem Literária e Visual Na América Latina.
- Histórias Transnacionais e Estudos Subalternos: Abordagens “Clássicas” e “Novas” na Pesquisa em História Político-Cultural Latino-Americana.
- Movimento Muralista e Imaginário da Revolução Mexicana
- Do Nacional ao Transnacional: José Luís Romero, Jesús Martín-Barbero, Comunicação e Cultura Na América Latina
- 1968, Paris, Praga, Cidade do México: Octavio Paz, Carlos Fuentes e Milán Kundera.
- Literatura e Pensamento Social na América-Latina: Juan Rulfo, Guimarães Rosa, Dependência e Subdesenvolvimento
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
• Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
• 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br