Educação Continuada
- Início
- Especialização e MBA
- Bilinguismo: Re…
Bilinguismo: Revisão de Teorias e Análise de Dados
Apresentação
O curso aborda aspectos linguísticos, educacionais e sociais implicados na formação bilíngue. O entendimento da aquisição de L2 por adultos e crianças, bem como da caracterização do que é um bilíngue do ponto de vista da aquisição da linguagem, requer a compreensão de como a criança desenvolve sua língua nativa (L1) e das semelhanças e diferenças entre o desenvolvimento da L1 e da L2.
Objetivos
- Promover a discussão sobre questões relativas à educação bilíngue e aos aspectos de natureza linguística (sociolinguísticos, psicolinguísticos, neurolinguísticos e fonéticos) do bilinguismo.
- Viabilizar uma visão ampla do que é bilinguismo e dos contextos multilíngues.
- Explorar as diversas características do comportamento linguístico do indivíduo bilíngue.
- Analisar variações linguísticas presentes na fala e na escrita de sujeitos bilíngues.
- Examinar os aspectos dos processos de aquisição de uma L2 e sua relação com a aquisição de uma L1.
Diferenciais do Curso
Problematização dos conceitos de aquisição de língua materna e línguas estrangeiras; abordagem dos contextos de origem e do desenvolvimento do bilinguismo; discussão sobre as características da fala do comportamento do bilíngue, questões de aprendizagem e formação bilíngue e as diretrizes, fundamentação e implementação de programas bilíngues. Teoria e a prática do ensino bilíngue.
- Categoria: Extensão, On-line Síncrono
-
Público-alvo:
Graduandos e graduados em Letras, Pedagogia, Psicologia e áreas afins, e interessados em geral; professores, tutores e coordenadores de escolas bilíngues.
- Duração: 30h
- Local: On-line Síncrono
- INSCREVA-SEna lista de interesse
Profa. Dra. Sandra Madureira
Pós-doutora (Unicamp), mestre e doutora em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas (PUC-SP), graduada em Letras Português/Inglês e especialista em Linguística (Unisantos). Professora titular do Departamento de Ciências de Linguagem e Filosofia, docente do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP). Atua como líder do Grupo de Pesquisa em Estudos sobre a Fala (GeFALA), pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Análise e Modelamento Dinâmicos da Prosódia da Fala, pesquisadora do Laboratório Integrado de Análise Acústica e Cognição (LIAAC) e membro da Luso Brazilian Association of Speech Sciences (LBASS).
Corpo Docente
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo.
Coordenação
Profa. Dra. Sandra Madureira
Professores
Profa. Me. Eneida Maria Terra Araujo
Prof. Me. Marcelo Marques Rangel
Profa. Dra. Maria Aparecida Caltabiano
Profa. Me. Marisol Patricia Saucedo Revollo Lage
Profa. Me. Maria Teresa Aranda
Prof. Me. Thaiza do Amaral Barros
Dados sujeitos a alterações.
Estrutura Didática
1ª Semana: Apresentação dos professores, do programa e dos participantes. Introdução ao curso.
2ª Semana: Bilinguismo e aquisição de 1ª e 2ª línguas;
3ª Semana: Bilinguismo e aquisição de 1ª e 2ª línguas.
4ª Semana: Bilinguismo, origem e conceituação.
5ª Semana: Bilinguismo e interlíngua.
6ª Semana: Bilinguismo e Code Switching.
7ª Semana: Bilinguismo e aquisição de sons em 2ª língua – A fala do bilíngue.
8ª Semana: Bilinguismo e aquisição de sons em 2ª língua - A fala do bilíngue.
9ª Semana: Contextos bi/multilíngues.
10ª Semana: Alfabetização e letramento em 1ª língua.
11ª Semana: Alfabetização e letramento em 2ª língua: Phonics.
12ª Semana: Teorias de aprendizagem: Piaget.
13ª Semana: Educação bilíngue: aportes teóricos e metodológicos.
14ª Semana: Educação bilíngue na Educação Infantil.
15ª Semana: Diretrizes de escolas bilíngues. Painel de encerramento.
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.
Inscrições
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br
- Categoria: Extensão, On-line Síncrono
-
Público-alvo:
Graduandos e graduados em Letras, Pedagogia, Psicologia e áreas afins, e interessados em geral; professores, tutores e coordenadores de escolas bilíngues.
- Duração: 30h
- Local: On-line Síncrono
- INSCREVA-SEna lista de interesse