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Compliance em Organizações da Sociedade Civil
Apresentação
O ambiente de controle e monitoramento das organizações (sociais e empresariais) ganhou maior atenção no cenário nacional. Estar em conformidade com as exigências regulatórias, normas e políticas internas implica diretamente na longevidade da organização.
Os processos de compliance são ferramentas fundamentais para a criação de um ambiente corporativo confiável, fortalecendo seus aspectos tangíveis e intangíveis.
O curso aborda detalhadamente os oito pilares de um Programa de Compliance (Suporte da Alta Administração, Gestão de Riscos, Código de Ética e Conduta, Controles Internos, Treinamento e Comunicação, Canal de Denúncias, Due Diligence e Monitoramento), que são suficientes para a implantação do denominado pela legislação (Lei 12.846/13) como um Programa de Integridade capaz de assegurar o controle completo das atividades da organização, seus processos internos e conformidade com as leis e normas que afetam a organização, bem como, a busca de uma cultura ética organizacional.
Objetivos
- Analisar quais são os riscos a que as organizações estão sujeitas e de que forma, através dos Programas de Compliance, se pode mitigá-los e tê-los sempre sob controle
- Refletir sobre o que são os Programas de Integridade e sua importância para as organizações em geral e, particularmente, para as OSCs.
- Elaborar um código de Ética que faça sentido nas OSCs respeitando a realidade e a cultura de cada organização participante
- Aprofundar cada um dos oito pilares de um Programa de Compliance, exercitando cada pilar de acordo com as especificidades das OSCs
- Categoria: Extensão, On-line Síncrono
-
Público-alvo:
Gestores (Conselho de Administração, Diretoria, Gestão Financeira e Jurídica) e colaboradores de Organizações da Sociedade Civil e demais interessados nos temas abordados com conhecimento mínimo sobre Administração.
- Duração: 30h
- Local: On-line Síncrono
- INSCREVA-SEna lista de interesse
Prof. Me. Waldir Mafra
Economista e contador, especialista em Finanças pela FGV SP, mestre em Administração pela PUC SP. Gerente de Controladoria da Liga Solidária (2013/2019) e CARE Internacional Brasil (2001/2013). Consultor nas áreas de Governança, Compliance, LGPD, gestão financeira e de riscos em empresas de pequeno e médio portes e OSCs. Professor: Educação Continuada PUC SP, FIA USP, Instituto GESC: Governança e Ética nas OSCs e Gestão Financeira e Prestação de Contas para as OSCs. Conselheiro de administração e fiscal em empresas e OSCs. Membro Núcleo Estudos Avançados do Terceiro Setor PUC SP, Comitê 3.o Setor do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC (2009/2016), Diretor Regional SP Associação Brasileira de ONGs - Abong (2009/2011).
Prof. Me. Jose Alberto Tozzi
Formado em Administração de Empresas pela FGV, graduado em Ciências Contábeis e MBA Executivo Internacional na FIA. Mestre em Administração com ênfase no Terceiro Setor pela PUC – SP. Contador e auditor e sócio da Tozzi Terceiro Setor, empresa especializada na prestação de serviços para entidades do Terceiro Setor. Palestrante, pesquisador e professor sobre diversos temas de gestão voltados para o Terceiro Setor. Palestrante credenciado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo. Conselheiro Fiscal homologado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Autor dos Livros: SOS da ONG e ONG Sustentável. Coautor de outros três livros. Autor e professor de cursos à distância.
Saiba Mais
Corpo Docente
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo.
Coordenador
Roberto Sanches Padula
Professores
Waldir Aparecido Mafra
José Alberto Tozzi
Dados sujeitos a alterações.
Estrutura Didática
- Origem e Conceito do Compliance
- Os Programas de Integridade na Lei
- Os Pilares dos Programas de Compliance
- Os Códigos de Ética e Conduta
- Gestão de Riscos
Inscrições
- Procedimentos de Matrícula:: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula;
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
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Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br
- Categoria: Extensão, On-line Síncrono
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Público-alvo:
Gestores (Conselho de Administração, Diretoria, Gestão Financeira e Jurídica) e colaboradores de Organizações da Sociedade Civil e demais interessados nos temas abordados com conhecimento mínimo sobre Administração.
- Duração: 30h
- Local: On-line Síncrono
- INSCREVA-SEna lista de interesse