O ambiente de controle e monitoramento das organizações (sociais e empresariais) ganhou maior atenção no cenário nacional. Estar em conformidade com as exigências regulatórias, normas e políticas internas implica diretamente na longevidade da organização.
Os processos de compliance são ferramentas fundamentais para a criação de um ambiente corporativo confiável, fortalecendo seus aspectos tangíveis e intangíveis.
O curso aborda detalhadamente os oito pilares de um Programa de Compliance (Suporte da Alta Administração, Gestão de Riscos, Código de Ética e Conduta, Controles Internos, Treinamento e Comunicação, Canal de Denúncias, Due Diligence e Monitoramento), que são suficientes para a implantação do denominado pela legislação (Lei 12.846/13) como um Programa de Integridade capaz de assegurar o controle completo das atividades da organização, seus processos internos e conformidade com as leis e normas que afetam a organização, bem como, a busca de uma cultura ética organizacional.
Objetivos
- Analisar quais são os riscos a que as organizações estão sujeitas e de que forma, através dos Programas de Compliance, se pode mitigá-los e tê-los sempre sob controle
- Refletir sobre o que são os Programas de Integridade e sua importância para as organizações em geral e, particularmente, para as OSCs.
- Elaborar um código de Ética que faça sentido nas OSCs respeitando a realidade e a cultura de cada organização participante
- Aprofundar cada um dos oito pilares de um Programa de Compliance, exercitando cada pilar de acordo com as especificidades das OSCs
Sobre o Curso
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Categoria: Extensão, On-line Síncrono
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Público-alvo:
Gestores (Conselho de Administração, Diretoria, Gestão Financeira e Jurídica) e colaboradores de Organizações da Sociedade Civil e demais interessados nos temas abordados com conhecimento mínimo sobre Administração.
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Duração: 30h
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Local: On-line Síncrono
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INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Prof. Me. Waldir Mafra
Economista e contador, especialista em Finanças pela FGV SP, mestre em Administração pela PUC SP. Gerente de Controladoria da Liga Solidária (2013/2019) e CARE Internacional Brasil (2001/2013). Consultor nas áreas de Governança, Compliance, LGPD, gestão financeira e de riscos em empresas de pequeno e médio portes e OSCs. Professor: Educação Continuada PUC SP, FIA USP, Instituto GESC: Governança e Ética nas OSCs e Gestão Financeira e Prestação de Contas para as OSCs. Conselheiro de administração e fiscal em empresas e OSCs. Membro Núcleo Estudos Avançados do Terceiro Setor PUC SP, Comitê 3.o Setor do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC (2009/2016), Diretor Regional SP Associação Brasileira de ONGs - Abong (2009/2011).
Professor em Destaque
Prof. Me. Jose Alberto Tozzi
Formado em Administração de Empresas pela FGV, graduado em Ciências Contábeis e MBA Executivo Internacional na FIA. Mestre em Administração com ênfase no Terceiro Setor pela PUC – SP. Contador e auditor e sócio da Tozzi Terceiro Setor, empresa especializada na prestação de serviços para entidades do Terceiro Setor. Palestrante, pesquisador e professor sobre diversos temas de gestão voltados para o Terceiro Setor. Palestrante credenciado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo. Conselheiro Fiscal homologado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Autor dos Livros: SOS da ONG e ONG Sustentável. Coautor de outros três livros. Autor e professor de cursos à distância.
Saiba Mais
- Origem e Conceito do Compliance
- Os Programas de Integridade na Lei
- Os Pilares dos Programas de Compliance
- Os Códigos de Ética e Conduta
- Gestão de Riscos
- Procedimentos de Matrícula:: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula;
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
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Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br