O curso auxilia o participante a compreender a estrutura de um projeto de pesquisa e o orienta na escrita de pré-projeto a ser submetido à universidade de sua escolha. A metodologia utilizada prevê orientações e leituras sobre metodologia de pesquisa e estrutura de projeto, análise de pesquisas publicadas, levantamento de pesquisas na própria área de interesse e atividades de produção de textos
Objetivos
- Desenvolver as habilidades necessárias para que o participante elabore pré-projeto de pesquisa que contemple algum aspecto de sua prática acadêmica e/ou profissional.
- Criar situações para que o participante consulte trabalhos de pesquisa realizados na esfera acadêmica, reflita sobre essas produções e estabeleça com elas um diálogo que o auxilie a formular uma proposta de pesquisa.
Diferenciais
O destaque é dado à possibilidade de interação on-line com a(s) docente(s), que esclarece(m) as dúvidas apresentadas e fornece(m) orientação. Totalmente a distância, permite que o participante realize seus estudos no horário que lhe for mais conveniente.
Sobre o Curso
-
Categoria: Extensão, EAD
-
Público-alvo:
Estudantes e profissionais que estão se preparando para ingressar em programas de pós-graduação e precisam aprender a elaborar um projeto de pesquisa; graduandos e pós-graduandos em processo de desenvolvimento de seus projetos de pesquisa.
-
Duração: 60 horas
-
Local: EaD
-
INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Profa. Dra. Maria Aparecida Caltabiano
Doutora (Unicamp) e mestre (PUC-SP) em Linguística Aplicada. Atua como docente em cursos de graduação, extensão e pós-graduação lato sensu, presencial e on-line, além de docente e coordenadora de cursos no setor de Educação Continuada da PUC-SP. Trabalha com edição de periódicos científicos na área de Letras e Linguística. Tem pesquisas e atua na área de formação de professores e tradutores, ensino-aprendizagem de línguas, educação bilíngue, material didático, uso e análise de linguagem em contextos diversos.
Temas
1. Ambientação e apresentação da dinâmica do curso.
2. Orientações de como fazer pesquisa.
3. A pesquisa nas diferentes áreas e na área de interesse.
4. Periódicos científicos (revistas acadêmicas).
5. Elaboração dos objetivos e das perguntas de pesquisa.
6. Revisão da literatura. Organização da fundamentação teórica.
7. Metodologias de pesquisa nas diferentes áreas. Escolha da metodologia.
8. Cronograma da pesquisa.
9. Estrutura do projeto. Articulação entre as diferentes partes do projeto.
10. Elaboração do texto de pré-projeto.
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br