Educação Continuada
- Início
- Especialização e MBA
- Gestão Pedagógi…
Gestão Pedagógica e a Formação de Equipes Docentes de Alta Performance
Apresentação
O relatório para Unesco chamado Educação – Um Tesouro a Descobrir de 2010, nos apresentou o conceito de educação ao longo da vida. Esse conceito nunca foi tão necessário e nunca esteve tão presente em nosso dia a dia. O cenário atual de mundo nos convidou a revisitar as nossas formas de ver e pensar práticas e ações nos mais diversos contextos e na educação não foi diferente. Educadores e instituições de ensino já ensaiavam movimentos de mudança, mas da noite para o dia todos precisaram se reinventar, se desconectar e se reconectar às novas formas de fazer e agir. Dessa forma, e mais do que nunca, o contexto atual da educação requer profissionais docentes que reflitam sobre o seu papel na sociedade, que se permitam desaprender, abrir espaço para o novo e reaprender. Para isso precisam de uma formação in-service que promova o desenvolvimento crítico-reflexivo que leve a uma transformação qualitativa, renovada e consequentemente à alta performance. Nesse contexto, o gestor/coordenador pedagógico ou todos aqueles responsáveis pela formação docente tem um papel fundamental, pois é por meio dessas vozes de liderança que se torna possível os movimentos de transformação e mudança para o atingimento do pleno potencial das equipes e consequentemente o alcance da alta performance.
Objetivos
O curso Gestão Pedagógica e a Formação de Equipes Docentes de Alta Performance tem como objetivo capacitar os participantes a refletir sobre os contextos de formação, das equipes docentes, bem como mobilizá-los para a transformação de suas práticas in-service. Tendo como arcabouço teórico a teoria Sócio-Histórico e Cultural, entendida como teoria da natureza humana que privilegia o desenvolvimento, o curso busca percorrer uma trajetória de formação fundamentada na reflexão-crítica, na argumentação, na colaboração, na transformação de contextos e no salto qualitativo das equipes docentes para alcance da alta performance.
- Categoria: Extensão, On-line Síncrono
-
Público-alvo:
O curso é destinado a gestores pedagógicos, coordenadores pedagógicos e todos os profissionais envolvidos em processos de formação de docentes.
- Duração: 36 horas
- Local: On-line Síncrono
- INSCREVA-SEna lista de interesse
Profa. Ma. Silvia Conceição Armada Martins
Doutoranda em Linguística Aplicada (UFRJ), mestre em Linguística Aplicada (PUC-SP), especialista em Educação e Metodologia (Universidade de Cambridge), bacharel em Língua e Literatura Inglesa (PUC-SP). Professora nos cursos na Educação Continuada (PUC-SP). Atua como consultora educacional na Connecta Educação. Tem mais de 25 anos de experiência nas áreas de educação, desenvolvimento humano, facilitação de programas na educação corporativa e formação de formadores. É pesquisadora na área da educação com base nas teorias da reflexão crítica de colaboração e aprendizagem expansiva. Certificada nos instrumentos de análise comportamental MBTI e Coaching Assessment. É Action Learning Coach pelo Wial Institute.
Corpo Docente
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo Lattes.
Coordenação
Profa Dra Angela Brambrilla Cavenaghi Themudo Lessa
Professores
Profa. Ma. Silvia Conceição Armada Martins
Dados sujeitos a alterações.
Estrutura Didática
Equipes de Alta Performance
O que significa alta performance no contexto educacional
O papel do gestor pedagógico - Pilares que sustentam o caminho até os resultados esperados
Conceitos Teóricos Vygotskianos em Contextos de Formação
Teoria Sócio-Histórico-Cultural (TSHC)
Zona de Desenvolvimento Proximal
Desenvolvimento Crítico Reflexivo do Professor
O que é refletir? Tipos de reflexão.
Colaboração e conflito como base da reflexão crítica e transformação
Categorias argumentativas
O papel da pergunta
Novos Espaços de Ensino-Aprendizagem
Ensino Hibrido – Desafios e conquistas
Sala de Aula Invertida
Impacto na Alta performance
Encontros Reflexivos como Espaços de Colaboração e Conflito a Serviço da Reflexão Crítica e da Transformação
Intervenção formativa versus intervenção linear
Caminhos que levam ao salto qualitativo e a alta performance
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7.0.
Inscrições
- Procedimentos de Matrícula:: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula;
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br
- Categoria: Extensão, On-line Síncrono
-
Público-alvo:
O curso é destinado a gestores pedagógicos, coordenadores pedagógicos e todos os profissionais envolvidos em processos de formação de docentes.
- Duração: 36 horas
- Local: On-line Síncrono
- INSCREVA-SEna lista de interesse