O relatório para Unesco chamado Educação – Um Tesouro a Descobrir de 2010, nos apresentou o conceito de educação ao longo da vida. Esse conceito nunca foi tão necessário e nunca esteve tão presente em nosso dia a dia. O cenário atual de mundo nos convidou a revisitar as nossas formas de ver e pensar práticas e ações nos mais diversos contextos e na educação não foi diferente. Educadores e instituições de ensino já ensaiavam movimentos de mudança, mas da noite para o dia todos precisaram se reinventar, se desconectar e se reconectar às novas formas de fazer e agir. Dessa forma, e mais do que nunca, o contexto atual da educação requer profissionais docentes que reflitam sobre o seu papel na sociedade, que se permitam desaprender, abrir espaço para o novo e reaprender. Para isso precisam de uma formação in-service que promova o desenvolvimento crítico-reflexivo que leve a uma transformação qualitativa, renovada e consequentemente à alta performance. Nesse contexto, o gestor/coordenador pedagógico ou todos aqueles responsáveis pela formação docente tem um papel fundamental, pois é por meio dessas vozes de liderança que se torna possível os movimentos de transformação e mudança para o atingimento do pleno potencial das equipes e consequentemente o alcance da alta performance.
Objetivos
O curso Gestão Pedagógica e a Formação de Equipes Docentes de Alta Performance tem como objetivo capacitar os participantes a refletir sobre os contextos de formação, das equipes docentes, bem como mobilizá-los para a transformação de suas práticas in-service. Tendo como arcabouço teórico a teoria Sócio-Histórico e Cultural, entendida como teoria da natureza humana que privilegia o desenvolvimento, o curso busca percorrer uma trajetória de formação fundamentada na reflexão-crítica, na argumentação, na colaboração, na transformação de contextos e no salto qualitativo das equipes docentes para alcance da alta performance.
Sobre o Curso
-
Categoria: Extensão, On-line Síncrono
-
Público-alvo:
O curso é destinado a gestores pedagógicos, coordenadores pedagógicos e todos os profissionais envolvidos em processos de formação de docentes.
-
Duração: 36 horas
-
Local: On-line Síncrono
-
INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Profa. Ma. Silvia Conceição Armada Martins
Doutoranda em Linguística Aplicada (UFRJ), mestre em Linguística Aplicada (PUC-SP), especialista em Educação e Metodologia (Universidade de Cambridge), bacharel em Língua e Literatura Inglesa (PUC-SP). Professora nos cursos na Educação Continuada (PUC-SP). Atua como consultora educacional na Connecta Educação. Tem mais de 25 anos de experiência nas áreas de educação, desenvolvimento humano, facilitação de programas na educação corporativa e formação de formadores. É pesquisadora na área da educação com base nas teorias da reflexão crítica de colaboração e aprendizagem expansiva. Certificada nos instrumentos de análise comportamental MBTI e Coaching Assessment. É Action Learning Coach pelo Wial Institute.
Equipes de Alta Performance
O que significa alta performance no contexto educacional
O papel do gestor pedagógico - Pilares que sustentam o caminho até os resultados esperados
Conceitos Teóricos Vygotskianos em Contextos de Formação
Teoria Sócio-Histórico-Cultural (TSHC)
Zona de Desenvolvimento Proximal
Desenvolvimento Crítico Reflexivo do Professor
O que é refletir? Tipos de reflexão.
Colaboração e conflito como base da reflexão crítica e transformação
Categorias argumentativas
O papel da pergunta
Novos Espaços de Ensino-Aprendizagem
Ensino Hibrido – Desafios e conquistas
Sala de Aula Invertida
Impacto na Alta performance
Encontros Reflexivos como Espaços de Colaboração e Conflito a Serviço da Reflexão Crítica e da Transformação
Intervenção formativa versus intervenção linear
Caminhos que levam ao salto qualitativo e a alta performance
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7.0.
- Procedimentos de Matrícula:: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula;
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br