Análise das mudanças trazidas pelo conceito de acessibilidade para pessoas com deficiência em museus e instituições culturais por meio de compreensão dos movimentos sociais e apreciação de boas práticas; estudo, discussão e aplicação das diretrizes de acessibilidade universal e inclusão cultural em museus brasileiros e as possibilidades de extensão de benefícios para outros públicos; estudo do conceito de acessibilidade, acessibilidade em museus públicos, do histórico do desenvolvimento dos movimentos de inclusão social e cultural de pessoas com deficiência no Brasil, da acessibilidade universal: acesso físico, sensorial, intelectual e atitudinal, estudo do conceito de acessibilidade cultural – Panorama internacional e nacional, de acessibilidade e inclusão cultural aplicados aos ambientes museológicos, de expoentes da acessibilidade cultural no Brasil, das melhores práticas e ações participativas, além de visita técnica a museu.
Objetivos
Abordar questões relativas ao acesso de pessoas com deficiência e novos públicos (idosos, famílias com crianças, populações de baixa renda, povos nativos, pessoas com sofrimento psíquico, imigrantes e refugiados) no ambiente cultural, tema iniciado no Brasil nos espaços culturais e museológicos, entre as décadas de 1970 e 1980, de modo a promover uma reflexão crítica acerca da criação de programas e políticas de inclusão cultural que promovam o acesso qualitativo desses públicos nas manifestações culturais e nas ações afirmativas das instituições.
Sobre o Curso
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Categoria: Extensão, On-line Síncrono
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Público-alvo:
O curso é destinado a pesquisadores e profissionais nas áreas de Educação, História, Jornalismo, Museologia, Artes, Geografia, Ciências Sociais, Economia, Administração, Serviço Social, Relações Internacionais, profissionais da área de patrimônio, cultura, instituições de memória, museus, gestão e produção cultural e público em geral interessado na área e no tema.
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Duração: 30 horas
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Local: Online
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INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Profa. Dra. Viviane Panelli Sarraf
Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Museologia da UFBA e Líder do Grupo de Pesquisa de Acessibilidade e Interseccionalidade em Museus na mesma instituição. Professora Colaboradora do Programa de Pós- Graduação Interunidades em Museologia da USP e Professora do Curso de Especialização em Museologia, Cultura e Educação da PUC-SP. Ministrou disciplinas no Curso de Especialização em Audiodescrição da PUC-Minas e no MBA em Gestão de Museus e Inovação da ABGC/Universidade Cândido Mendes. Foi consultora da OEI para Criação de Programa Nacional de Acessibilidade e Inclusão em Museus do Ibram/Minc e da UNESCO para Projeto de Fortalecimento e Modernização da Política Cultural de Acessibilidade da SECEC-DF (2022). Coordenou o GEPAM - Grupo de Estudo e Pesquisa de Acessibilidade em Museus. Pós Doutora em Museologia pelo Programa de Pós- Graduação Interunidades em Museologia da USP, Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP, Especialista em Museologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e Graduada em Educação Artística pela FAAP. Fundadora e consultora da empresa social Museus Acessíveis. Parecerista AdHoc da FAPESP (desde 2013). Foi a responsável pela criação, documentação e conservação do acervo, criação do programa educativo, modernização, curadoria e programa de extensão cultural do Centro de Memória Dorina Nowill na Fundação Dorina Nowill para Cegos (2002-2013). Recebeu prêmios e títulos nacionais e internacionais nas áreas de Ação Cultural e Educativa, Museologia, Empreendedorismo e Pesquisa. Possui publicações na área de Acessibilidade Cultural e ministra cursos na área em parceria com universidades e organizações culturais brasileiras. Organizou em 2018 o Seminário Internacional Acessibilidade em Museus e Espaços Culturais: desafios e inspirações junto ao Centro e Pesquisa e Formação do SESC-SP e o 6o Congresso Internacional Educação e Acessibilidade em Museus e Patrimônio em parceria com o IEB-USP, MAM-SP e Itaú Cultural. Tem experiência na área de Acessibilidade Cultural, Museologia, Gestão Cultural, Curadoria e Comunicação, com ênfase em acessibilidade para pessoas com deficiência, neurodiversidades e novas identidades.
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Apresentação da Docente e dos alunos; apresentação geral da disciplina: cronograma, objetivos, atividades, avaliação, referencias bibliográficas e escuta as expectativas dos alunos – adequação da didática (considerando o oferecimento online) e do conteúdo de acordo com as necessidades/ objetivos dos participantes.
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Preservação e Acesso: uma combinação possível
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Discussão dos textos: “Museus para que, museus para quem?” e “Um novo conceito de museu” de Waldisa Rússio
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Novos modelos de museus - rompimento com a origem elitizada – Revolução Cultural, movimentos estudantis do final da década de 1960, Nova Museologia, Museologia Social.
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Museus e Direitos Humanos
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As exposições e coleções compartilhadas por meio das redes sociais.
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Seminário de apresentação de textos
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Inclusão Sócio Cultural e Acesso: novas representatividades e públicos
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Direito ao Patrimônio Cultural – Movimento Internacional de Inclusão Social e seus reflexos em programas e projetos de museus e instituições de preservação do patrimônio cultural.
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Acessibilidade Cultural e Projetos Participativos – Legado empírico de Waldisa Rússio em instituições culturais brasileiras – protagonismo e conhecimento dos novos perfis de público.
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Palestra de Coordenador(a) de Programa de Acessibilidade de museu brasileiro– MAM-SP, Memorial da Resistência, Pinacoteca do Estado e/ou outros
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Apresentação da proposta do trabalho em grupo – Desenvolvimento de Projeto de Acessibilidade para museu ou espaço cultural brasileiro
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Acompanhamento/atendimento dos trabalhos em grupo
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Apresentação dos trabalhos em grupo
Procedimentos para Matrícula: após o preenchimento da inscrição serão gerados automaticamente:
- Comprovante de inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
Caso o responsável financeiro não seja o próprio aluno, é necessário que o responsável efetivo assine o Termo de aditamento ao contrato de prestação de serviços educacionais. Esse documento deverá ser solicitado pelo e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e após preenchido, deverá ser entregue pessoalmente no Setor de Contas a receber.
Efetivação de matrícula: a matrícula será efetivada após o pagamento da primeira parcela.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia do Diploma de Graduação
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Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A realização do curso está sujeita a número mínimo de matriculados.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br