O tema Organizações de Terceiro Setor vem ganhando a atenção crescente por parte da sociedade e profissionais do setor. Um dos aspectos a serem destacados é o da gestão dessas organizações, especialmente no tocante à sua estratégia, exatamente porque não têm lucro convencional. Com o crescimento dessas organizações e o com a intensificação do interesse da sociedade civil sobre elas, passa-se a exigir uma profissionalização de seu funcionamento através de ferramentas de gestão. Tal profissionalismo e estruturação passam a ser fatores essenciais e de diferenciação para atração de investimentos, relacionamento com empresas e ampliação do escopo de atuação.
O uso de planejamento estratégico se torna muito importante para as organizações de Terceiro Setor uma vez que a adoção de um método sistemático de definição de objetivos, estratégias, políticas e planos de ação traz a estas organizações diversas vantagens potenciais, tais como a possibilidade de examinar o ambiente externo de maneira sistemática e aprofundada, através do qual os dirigentes podem refletir sobre a forma de gestão e os caminhos a seguir e a possibilidade de realizar previsões sobre o ambiente e capacitações internas.
Objetivos
Objetivo geral:
- Conhecer modelos e processos de planejamento e gestão estratégica de organizações.
Objetivos específicos:
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Debater o contexto da estratégia nas organizações e no cenário competitivo
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Propiciar ao aluno o conhecimento necessário para que ele possa desenvolver habilitação para o correto entendimento sobre o processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vistas a obter um nível de otimização na relação da organização com o seu ambiente.
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Focar o aprendizado do aluno nos benefícios do planejamento e da gestão estratégicas, com ênfase predominante no processo – que corresponde ao método – se comparado com o produto – que corresponde ao plano – (planejamento participativo) de forma a torná-lo interdependente com todos os outros aspectos envolvidos (planejamento coordenado), com a participação das diversas áreas e dos diversos escalões da empresa (planejamento integrado) e com uma dinâmica de constante atualização, frente às frequentes turbulências ambientais que exigem uma ação continuada (planejamento permanente).
Sobre o Curso
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Categoria: Extensão, On-line Síncrono
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Público-alvo:
Gestores de OSCs e demais interessados nos temas abordados.
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Duração: 18 h
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Local: On-line Síncrono
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INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Prof. Dr. Roberto Sanches Padula
Doutor em Tecnologia (2015) e Mestre em Administração (2007) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e é graduado em Engenharia Mecânica, modalidade Produção pelo Centro Universitário da FEI (1980). É pesquisador e professor no curso de Administração na PUC-SP, ministrando as disciplinas de inovação, tecnologia da informação, empreendedorismo, ética nos negócios. Coordena cursos de especialização e de extensão na PUC-SP; Foi gerente do Banco Itaú, atuando em pesquisa de novas tecnologias, inovação e gerenciamento de projetos de desenvolvimento de sistemas. Foi gerente de tecnologia do Instituto Itaú Cultural. É membro e coordenador do NEATS - Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor da PUC-SP. Atuou com gestor de equipes, principalmente trabalhando nos seguintes temas: tecnologia da informação, gestão cultural, segurança da informação, cultura organizacional e gestão social.
Saiba Mais
Professor em Destaque
Prof. Dr. Crisomar Lobo de Souza
Doutor em Administração pela USP, Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, MBA Executivo em Gestão Empresarial pela FGV, Especialização em Marketing pela FGV e graduado em Administração Mercadológica pela Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi executivo na área de telecomunicações e consultoria. Pesquisador nas áreas de Negócios Internacionais, Inovação, Gerenciamento de Risco e Estratégia
Saiba Mais
- Introdução e conceitos de planejamento e
- planejamento estratégico
- Avaliação do ambiente externo
- Avaliação do ambiente interno
- Desenvolvimento do planejamento estratégico
- Implementação do plano estratégico
- Procedimentos de Matrícula após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato).
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br