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Python para Artistas e Designers: uma Introdução à Programação Criativa
Apresentação
Este curso pretende promover o aprendizado da linguagem de programação Python, acrescida do vocabulário de desenho de Processing, uma ferramenta de programação amplamente utilizada por artistas no contexto da produção de resultados visuais. Dessa forma, espera-se que o conhecimento adquirido permita o uso da programação de forma criativa e exploratória, como meio de expressão, assim como torne acessíveis futuramente outras ferramentas computacionais que caracterizam as chamadas práticas paramétricas, gerativas ou algorítmicas utilizadas no domínio do design e das artes visuais.
Objetivos
O objetivo do curso é permitir a compreensão e aplicação inicial de conceitos fundamentais de programação, em um contexto visual.
Diferenciais
O curso oferece uma introdução à programação por meio de linguagens mais acessíveis às pessoas que não são programadoras profissionais, permitindo um acesso mais intuitivo a este universo de ferramentas tão entranhado na vida contemporânea, na medida em que os softwares estão irradiados por todas as atividades cotidianas.
- Categoria: Extensão, On-line Síncrono
-
Público-alvo:
Artistas, estudantes e profissionais de design, pessoas interessadas nas práticas da chamada programação criativa, em geral.
- Duração: 24 horas
- Local: On-line Síncrono
- INSCREVA-SEna lista de interesse
Prof. Alexandre Barrozo do Amaral Villares
Alexandre Villares é professor, artista visual e consultor em projetos de design e novas mídias. Pesquisa práticas artísticas que se valem de meios computacionais e o ensino de programação em contextos visuais. Graduado em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP (2000) e mestre pela FECFAU-Unicamp (2019). Foi co-organizador da Noite de Processing, evento mensal sobre arte e programação que reuniu a comunidade de programação criativa em São Paulo, e depois online, entre 2016 e 2024. Ministra cursos na graduação e pós-graduação de diversas instituições, desenvolve material didático aberto, colabora com projetos de software livre e atua também como educador de tecnologias e artes no Sesc-SP.
Saiba MaisCorpo Docente
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Coordenador
Prof. Dr. Marcus Vinicius Fainer Bastos
Professores
Prof. Alexandre Barrozo do Amaral Villares
Dados sujeitos a alterações.
Estrutura Didática
- Aula 01: Apresentação do curso, instalação de ferramentas desenho básico com programação, uso de variáveis e funções;
- Aula 02: Laços de repetição (iteração com for), Condicionais (if e else) e escopo de variáveis (local e global);
- Aula 03: Grades e retículas com laços de repetição encaixados;
- Aula 04: Mais sobre declaração de funções e recursividade;
- Aula 05: Implementação de um Sistema de Lindenmayer (L-System)
- Aula 06: Implementação de um autômato celular (Conway's Game of Life); Aula 07: Princípios de Orientação a Objetos;
Inscrições
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1. Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
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Comprovante de Inscrição;
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Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
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2. Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
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3. Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada
Documentos
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Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
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Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e Histórico Escolar para graduandos
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1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br.
- Categoria: Extensão, On-line Síncrono
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Público-alvo:
Artistas, estudantes e profissionais de design, pessoas interessadas nas práticas da chamada programação criativa, em geral.
- Duração: 24 horas
- Local: On-line Síncrono
- INSCREVA-SEna lista de interesse