Educação Continuada
- Início
- Especialização e MBA
- Teorias da muse…
Teorias da museologia contemporânea
Apresentação
A disciplina Teorias da Museologia Contemporânea irá apresentar criticamente o desenvolvimento da Museologia rumo a sua consolidação como área do conhecimento dentro das Ciências Sociais e Humanas e de seu reconhecimento como disciplina científica. Serão debatidas as mudanças epistemológicas e sociais do posicionamento das instituições museológicas frente as diferentes realidades regionais e a globalização, reforçando os conceitos da função social e educativa dos museus por meio da análise de documentos fundamentais e pela apresentação de novos modelos de museus que surgiram após a primeira metade do século XX. O papel da UNESCO e do ICOM na regulamentação do exercício da museologia e na atualização ética das instituições será apresentada de modo transversal nas temáticas das aulas. Por fim as discussões sobre descolonização, novas representações, participação comunitária e sobre a nova definição de museu, em elaboração pelo ICOM, irão compor os debates e a proposta de trabalho final da disciplina.
Objetivos
- Objetivo Geral:
Debater as mudanças epistemológicas e sociais dos museus e da museologia frente as diferentes realidades regionais e a globalização, reforçando os conceitos da função social e educativa por meio da análise de documentos fundamentais e pela apresentação de novos modelos de museus que surgiram após a primeira metade do século XX.
- Objetivos Específicos:
- Possibilitar a compreensão das mudanças epistemológicas da museologia e da atuação das instituições museais frente as questões regionais e globais a partir do século XX.
- Debater os desafios dos museus, dos estudos e pesquisas em museologia, frente as novas diretrizes teóricas e de gestão institucional, sobretudo no que tange a afirmação da Função Educativa e Social.
- Apresentar e debater as novas tendências do pensamento museológico e seus impactos.
- Desenvolver uma visão crítica acerca da produção teórica da área de museologia e das práticas museológicas e curatoriais presentes nos museus brasileiros.
- Categoria: Extensão
-
Público-alvo:
O curso é destinado a pesquisadores e profissionais nas áreas de Educação, História, Jornalismo, Museologia, Artes, Geografia, Ciências Sociais, Economia, Administração, Serviço Social, Relações Internacionais, profissionais da área de patrimônio, cultura, instituições de memória, museus, gestão e produção cultural e público em geral interessado na área e no tema, desde que portadores de diploma de curso superior.
- Duração: 30h
- Local: Campus Monte Alegre
- INSCREVA-SEna lista de interesse
Profa. Dra. Viviane Panelli Sarraf
Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Museologia da UFBA e Líder do Grupo de Pesquisa de Acessibilidade e Interseccionalidade em Museus na mesma instituição. Professora Colaboradora do Programa de Pós- Graduação Interunidades em Museologia da USP e Professora do Curso de Especialização em Museologia, Cultura e Educação da PUC-SP. Ministrou disciplinas no Curso de Especialização em Audiodescrição da PUC-Minas e no MBA em Gestão de Museus e Inovação da ABGC/Universidade Cândido Mendes. Foi consultora da OEI para Criação de Programa Nacional de Acessibilidade e Inclusão em Museus do Ibram/Minc e da UNESCO para Projeto de Fortalecimento e Modernização da Política Cultural de Acessibilidade da SECEC-DF (2022). Coordenou o GEPAM - Grupo de Estudo e Pesquisa de Acessibilidade em Museus. Pós Doutora em Museologia pelo Programa de Pós- Graduação Interunidades em Museologia da USP, Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP, Especialista em Museologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e Graduada em Educação Artística pela FAAP. Fundadora e consultora da empresa social Museus Acessíveis. Parecerista AdHoc da FAPESP (desde 2013). Foi a responsável pela criação, documentação e conservação do acervo, criação do programa educativo, modernização, curadoria e programa de extensão cultural do Centro de Memória Dorina Nowill na Fundação Dorina Nowill para Cegos (2002-2013). Recebeu prêmios e títulos nacionais e internacionais nas áreas de Ação Cultural e Educativa, Museologia, Empreendedorismo e Pesquisa. Possui publicações na área de Acessibilidade Cultural e ministra cursos na área em parceria com universidades e organizações culturais brasileiras. Organizou em 2018 o Seminário Internacional Acessibilidade em Museus e Espaços Culturais: desafios e inspirações junto ao Centro e Pesquisa e Formação do SESC-SP e o 6o Congresso Internacional Educação e Acessibilidade em Museus e Patrimônio em parceria com o IEB-USP, MAM-SP e Itaú Cultural. Tem experiência na área de Acessibilidade Cultural, Museologia, Gestão Cultural, Curadoria e Comunicação, com ênfase em acessibilidade para pessoas com deficiência, neurodiversidades e novas identidades.
Corpo Docente
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo.
Coordenação
Profa. Dra. Viviane Panelli Sarraf
Professores
Profa. Dra. Viviane Panelli Sarraf
Dados sujeitos a alterações.
Estrutura Didática
1ª. semana: Apresentação da disciplina, bibliografia, metodologia, cronograma e avaliação
2ª. semana: Colecionismo, origens das instituições museais e cultura material
3ª. semana: Criação do ICOM e seu papel na regulamentação das práticas profissionais e institucionais em museus.
4ª. semana: Função Educativa dos Museus – Ações e seminários regionais da UNESCO.
5ª. semana: Criação do ICOFOM - fomento da Museologia como Disciplina Científica
6ª. semana: Interdisciplinaridade em Museologia
7ª semana: Visita Técnica a museu para observação e análise do discurso museológico/expositivo
8ª semana: Nova Museologia, Museologia Social e Sociomuseologia – ecos da Revolução Cultural e da Declaração de Santiago do Chile
9ª semana: Novos modelos de museus: Ecomuseus, Museus comunitários, Museus de Território, Museus de Vizinhança, Centros Culturais, Pontos de Memória e Ocupações Culturais
10ª semana: Visita Técnica em museu comunitário, lugar de memória ou ocupação cultural
11ª semana: Museus e identidades dissidentes
12ª semana: Museologia Latinoamericana - o pensamento de Waldisa Rússio, seus contemporâneos e conceitos originais
13ª semana: Nova definição de museu – Um movimento rumo a descolonização
14ª semana: Orientação do trabalho final
15ª semana: Apresentação do trabalho final
Inscrições
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia do Diploma de Graduação
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br
- Categoria: Extensão
-
Público-alvo:
O curso é destinado a pesquisadores e profissionais nas áreas de Educação, História, Jornalismo, Museologia, Artes, Geografia, Ciências Sociais, Economia, Administração, Serviço Social, Relações Internacionais, profissionais da área de patrimônio, cultura, instituições de memória, museus, gestão e produção cultural e público em geral interessado na área e no tema, desde que portadores de diploma de curso superior.
- Duração: 30h
- Local: Campus Monte Alegre
- INSCREVA-SEna lista de interesse