A disciplina Teorias da Museologia Contemporânea irá apresentar criticamente o desenvolvimento da Museologia rumo a sua consolidação como área do conhecimento dentro das Ciências Sociais e Humanas e de seu reconhecimento como disciplina científica. Serão debatidas as mudanças epistemológicas e sociais do posicionamento das instituições museológicas frente as diferentes realidades regionais e a globalização, reforçando os conceitos da função social e educativa dos museus por meio da análise de documentos fundamentais e pela apresentação de novos modelos de museus que surgiram após a primeira metade do século XX. O papel da UNESCO e do ICOM na regulamentação do exercício da museologia e na atualização ética das instituições será apresentada de modo transversal nas temáticas das aulas. Por fim as discussões sobre descolonização, novas representações, participação comunitária e sobre a nova definição de museu, em elaboração pelo ICOM, irão compor os debates e a proposta de trabalho final da disciplina.
Objetivos
- Objetivo Geral:
Debater as mudanças epistemológicas e sociais dos museus e da museologia frente as diferentes realidades regionais e a globalização, reforçando os conceitos da função social e educativa por meio da análise de documentos fundamentais e pela apresentação de novos modelos de museus que surgiram após a primeira metade do século XX.
- Objetivos Específicos:
- Possibilitar a compreensão das mudanças epistemológicas da museologia e da atuação das instituições museais frente as questões regionais e globais a partir do século XX.
- Debater os desafios dos museus, dos estudos e pesquisas em museologia, frente as novas diretrizes teóricas e de gestão institucional, sobretudo no que tange a afirmação da Função Educativa e Social.
- Apresentar e debater as novas tendências do pensamento museológico e seus impactos.
- Desenvolver uma visão crítica acerca da produção teórica da área de museologia e das práticas museológicas e curatoriais presentes nos museus brasileiros.
Sobre o Curso
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Categoria: Extensão
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Público-alvo:
O curso é destinado a pesquisadores e profissionais nas áreas de Educação, História, Jornalismo, Museologia, Artes, Geografia, Ciências Sociais, Economia, Administração, Serviço Social, Relações Internacionais, profissionais da área de patrimônio, cultura, instituições de memória, museus, gestão e produção cultural e público em geral interessado na área e no tema, desde que portadores de diploma de curso superior.
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Duração: 30h
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Local: Campus Monte Alegre
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INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Profa. Dra. Viviane Panelli Sarraf
Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Museologia da UFBA e Líder do Grupo de Pesquisa de Acessibilidade e Interseccionalidade em Museus na mesma instituição. Professora Colaboradora do Programa de Pós- Graduação Interunidades em Museologia da USP e Professora do Curso de Especialização em Museologia, Cultura e Educação da PUC-SP. Ministrou disciplinas no Curso de Especialização em Audiodescrição da PUC-Minas e no MBA em Gestão de Museus e Inovação da ABGC/Universidade Cândido Mendes. Foi consultora da OEI para Criação de Programa Nacional de Acessibilidade e Inclusão em Museus do Ibram/Minc e da UNESCO para Projeto de Fortalecimento e Modernização da Política Cultural de Acessibilidade da SECEC-DF (2022). Coordenou o GEPAM - Grupo de Estudo e Pesquisa de Acessibilidade em Museus. Pós Doutora em Museologia pelo Programa de Pós- Graduação Interunidades em Museologia da USP, Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP, Especialista em Museologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e Graduada em Educação Artística pela FAAP. Fundadora e consultora da empresa social Museus Acessíveis. Parecerista AdHoc da FAPESP (desde 2013). Foi a responsável pela criação, documentação e conservação do acervo, criação do programa educativo, modernização, curadoria e programa de extensão cultural do Centro de Memória Dorina Nowill na Fundação Dorina Nowill para Cegos (2002-2013). Recebeu prêmios e títulos nacionais e internacionais nas áreas de Ação Cultural e Educativa, Museologia, Empreendedorismo e Pesquisa. Possui publicações na área de Acessibilidade Cultural e ministra cursos na área em parceria com universidades e organizações culturais brasileiras. Organizou em 2018 o Seminário Internacional Acessibilidade em Museus e Espaços Culturais: desafios e inspirações junto ao Centro e Pesquisa e Formação do SESC-SP e o 6o Congresso Internacional Educação e Acessibilidade em Museus e Patrimônio em parceria com o IEB-USP, MAM-SP e Itaú Cultural. Tem experiência na área de Acessibilidade Cultural, Museologia, Gestão Cultural, Curadoria e Comunicação, com ênfase em acessibilidade para pessoas com deficiência, neurodiversidades e novas identidades.
1ª. semana: Apresentação da disciplina, bibliografia, metodologia, cronograma e avaliação
2ª. semana: Colecionismo, origens das instituições museais e cultura material
3ª. semana: Criação do ICOM e seu papel na regulamentação das práticas profissionais e institucionais em museus.
4ª. semana: Função Educativa dos Museus – Ações e seminários regionais da UNESCO.
5ª. semana: Criação do ICOFOM - fomento da Museologia como Disciplina Científica
6ª. semana: Interdisciplinaridade em Museologia
7ª semana: Visita Técnica a museu para observação e análise do discurso museológico/expositivo
8ª semana: Nova Museologia, Museologia Social e Sociomuseologia – ecos da Revolução Cultural e da Declaração de Santiago do Chile
9ª semana: Novos modelos de museus: Ecomuseus, Museus comunitários, Museus de Território, Museus de Vizinhança, Centros Culturais, Pontos de Memória e Ocupações Culturais
10ª semana: Visita Técnica em museu comunitário, lugar de memória ou ocupação cultural
11ª semana: Museus e identidades dissidentes
12ª semana: Museologia Latinoamericana - o pensamento de Waldisa Rússio, seus contemporâneos e conceitos originais
13ª semana: Nova definição de museu – Um movimento rumo a descolonização
14ª semana: Orientação do trabalho final
15ª semana: Apresentação do trabalho final
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia do Diploma de Graduação
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Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br