Educação Continuada
- Início
- Especialização e MBA
- Uma Introdução…
Uma Introdução à Cultura Visual: Escopo, Teoria e Métodos
Apresentação
Consolidada a partir dos anos 1980, inicialmente no programa de pós-graduação da Universidade de Rochester, EUA, e posteriormente se espalhando pelo hemisfério norte, a Cultura Visual é, ainda, incipiente em nosso país. Surgida no rescaldo das chamadas viradas do século XX (cultural, e linguística, principalmente), a Cultura Visual emergiu da observação feita por intelectuais de diferentes campos das humanidades a respeito dos limites interpretativos e metodológicos para a abordagem dos fenômenos visuais como elementos centrais da organização cultural da sociedade capitalista global. Assim, questões pertinentes à comunicação, à sociologia e à antropologia visuais, às artes e à tecnologia, começaram a se pautar a partir de um novo paradigma que compreende o visual como eixo central do processo de reprodução social a partir de sua transformação em mecanismo de poder. Nesta esteira, a cultura visual pautou a abordagem do fenômeno visual como um processo tanto histórico quanto epistemológico, fisiológico e social, sujeito às alterações e desenvolvimentos materiais da sociedade. Dando atenção a estas observações, o curso discutirá, assim, o escopo, a fundamentação e os métodos de análise pautados pela cultura visual para a investigação de questões pertinentes a diversos ramos das humanidades (e não só), focando-se na interdisciplinaridade e na especulação teórica sobre as possibilidades de compreensão da cultura moderna.
Diferenciais do Curso
Proposta de projeto de pesquisa ou artigo acadêmico sobre os temas debatidos em aula e apresentados pelos proponentes nas oficinas.
Objetivos
- Apresentar a Cultura Visual a partir de seu escopo, teoria e métodos de análise;
- Abordar conjuntamente estudos de caso;
- Pautar propostas de investigação em temas socioculturais a partir da cultura visual;
- Difundir conhecimento produzido no campo proposto.
- Categoria: Extensão, Presencial
-
Público-alvo:
Estudantes de todas as áreas de conhecimento.
- Duração: 20h
- Local: Campus Monte Alegre
- INSCREVA-SEna lista de interesse
Prof. Dr. Gustavo Racy
Doutor em Ciências Sociais pela Universidade da Antuérpia (Bélgica), com fomento da CAPES e revalidação pela UFMG (2023). Em estágio pós-doutoral, sob supervisão do Prof. Dr. Mauro Luiz Rovai, na Universidade Federal de São Paulo, com a pesquisa:"Imagem-Colonialismo-Capitalismo. O Imaginário colonial e a formação do Brasil por images. Séculos XVI e XVII". É pesquisador do grupo Imagem, Subjetividade e Teoria Social (UNIFESP), e do Núcleo de Análise de Conjuntura Internacional (NACI - PUC-SP). Sua pesquisa aborda, no plano interdisciplinar, temas de Antropologia Social, Filosofia Política, Cultura Visual e História Social.
Saiba MaisEstrutura Didática
Aula 1. Cultura Visual, o que é?
Aula 2. A centralidade da visão na cultura capitalista
Aula 3. O que é a imagem? Pintura, Fotografia, Cinema.
Aula 4. Métodos de abordagem
Aula 5. Primeiro estudo de caso: Imagens coloniais do Brasil
Aula 6. I Oficina de métodos: agrupamento, seleção e delineação de estudos de caso
Aula 7. Segundo estudo de caso: São Paulo, século XIX
Aula 8. II Oficina de métodos: primeiras abordagens sobre as imagens
Aula 9. A cultura visual hoje: problemas atuais e possibilidades.
Aula 10. Apresentação final de processos de pesquisa
- Categoria: Extensão, Presencial
-
Público-alvo:
Estudantes de todas as áreas de conhecimento.
- Duração: 20h
- Local: Campus Monte Alegre
- INSCREVA-SEna lista de interesse