Possíveis soluções para a inserção escolar dos adolescentes em conflito com a lei
06/2018
Possíveis soluções para a inserção escolar dos adolescentes em conflito com a lei
* Daniela Iudice Rafael
A violência praticada pelos adolescentes é muito comentada na mídia escrita e televisiva, mas não é dado o mesmo enfoque a violência a que os adolescentes são submetidos.
Dentre estas, destaca-se, a violência em âmbito escolar, e mais especificamente, a violência da escola. Este tipo de violência consiste em condutas de exclusão praticadas pelos diversos agentes envolvidos no âmbito escolar que se utilizam do cargo que ocupam para tal prática (SILVA, 2009).
Um dos tipos de violência é a exclusão escolar do adolescente ou a obstaculização do mesmo na escola. Pretendo apontar possíveis soluções para o problema do adolescente em conflito com a lei e a não inserção no contexto escolar.
Silva, em sua pesquisa, cita os ensinamentos de Digiácomo para apontar como uma possível solução para a omissão estatal no que concerne a inserção e permanência do adolescente em conflito com a lei nas escolas. Seria o ingresso com ações judiciais específicas como ação civil pública, mandado de segurança e outros, de acordo com o caso concreto para que seja através de um pronunciamento judicial apontada uma solução para a situação (SILVA APUD DIGIÁCOMO, 2009).
Uma outra possibilidade aventada na reportagem de Cristina Stephano de Queiroz para o site Revista Educação foi a defendida por Biancha Angelucci, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Esta seria a previsão do acolhimento dos adolescentes em conflito com a lei no projeto político pedagógico, o que seria realizado através de uma discussão com a comunidade acerca da significação do acolhimento deste público (QUEIROZ, 2015).
Cruz, em seu estudo, verifica que os adolescentes e mais especificamente, os que estão em conflito com a lei, manifestam desinteresse pela escola, pois a mesma abarca conteúdos muitos distantes de sua realidade. A autora aponta que uma das possibilidades para despertar o interesse dos educandos e impedir a evasão escolar, seria a escola, como uma instituição integrada pelos funcionários que a formam, passar a dialogar com o universo a que o adolescente pertence, e despertar o interesse dos adolescentes que a enxergam muito distante da realidade vivenciada (CRUZ, 2010).
Foi ainda analisado na pesquisa de Cruz a capacitação dos educadores com relação as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente, que também foram executadas com o intuito de demonstrar a lei e os deveres e direitos atribuídos aos adolescentes em conflito com a lei (CRUZ, 2010).
As possíveis soluções apontadas acima, são o resultado de pesquisas que podem prestar um auxílio ao problema da evasão escolar dos adolescentes em conflito com a lei. Deve ser observado que o problema é multifacetado e comporta uma gama de entendimentos. Desta forma, estas são apenas algumas possíveis soluções que poderiam ser aplicadas para a minimização do problema que é grave e bastante frequente entre os adolescentes em questão.
REFERÊNCIAS
CRUZ, Ana Vládia Holanda. O adolescente em conflito com a lei e a escola: criminalização e inclusão perversa. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/17447/1/AnaVHC.PDF. Acesso em: 10 de junho de 2018, às 15h50min.
QUEIROZ, Cristina Stephano. Jovens em conflito com a lei relatam problemas em voltar para o ambiente escolar. Disponível em: http://www.revistaeducacao.com.br/jovens-em-conflito-com-a-lei-relatam-…. Acesso em: 09 de junho de 2018, às 14h11min.
SILVA, Izabel Cristina Lucas Barreto da. Fracasso escolar e adolescentes infratores: a vulnerabilidade social de adolescentes de baixa escolaridade. Disponível em: http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3689. Acesso em: 09 de junho de 2018, ás 12h31min.
* Psicóloga, psicanalista mestre em adolescente em conflito com a lei pela universidade Anhanguera de São Paulo, integrante do grupo de pesquisa: Alfabetização e seus avatares/PUC-SP.
Email: emptio_spai@hotmail.com
Colunas Anteriores
2022
-
Letícia Batista Gouveia
04/2022
A importância de um espaço de escuta aos pais de crianças autistas -
Solange Araujo
03/2022
A importância da escuta e do acolhimento aos pais frente ao adoecimento -
Bárbara Caroline Macedo
01/2022
Que lugar para os pais na clínica com crianças?
2021
-
Rafaela Joaquim Frizzo
12/2021
É preciso (re)pensar a forma de avaliar o paciente -
Juliana de Souza Moraes Mori
11/2021
A Fonoaudiologia e suas interfaces. -
Carlos Eduardo Borges Dias
10/2021
A IMPLICAÇÃO DA FAMÍLIA NA CLÍNICA DOS DESVIOS FONOLÓGICOS. -
Profa. Dra. Regina Maria Freire
09/2021
Estamos de volta com a nossa coluna mensal
2018
-
Gilberto Ferlin Filho
09/2018
COMUNICAÇÃO EM REABILITAÇÃO -
Patrícia Rocha dos Santos
08/2018
ESCUTAR OS PAIS PARA INTERVIR NAS ALTERAÇÕES DE LINGUAGEM DE CRIANÇAS ATENDIDAS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -
Pauline Luise von Brusky Sales da Fonseca Herbach
07/2018
PSICANÁLISE: DO TRATAMENTO DO AUTISMO AO CUIDADO COM O CASAL PARENTAL -
Daniela Iudice Rafael
06/2018
POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA A INSERÇÃO ESCOLAR DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI -
Monica de Barros Cunha Nezan
05/2018
O QUE É QUE A CRIANÇA SABE, SEM SABER? -
Marcel Amaral Marques Ferraz
04/2018
O SUJEITO PARA A ANÁLISE DE DISCURSO (AD) -
ANANGÉLICA MORAES GOMES
02/2018
Linguagem e cognição na primeira infância -
ANA REGINA GRANER
01/2018
O grupo terapêutico em Fonoaudiologia e as questões da heterogeneidade nos usos da língua falada
2017
-
Maria Célia Delgado de Carvalho
12/2017
O sujeito nas intervenções da psicanálise nas escolas
-
Glaucineia Gomes
05/2017
Autismo, linguagem e escrita: alguns apontamentos
-
Silze Costa
04/2017
A intervenção psicanalitica na clínica com bebês
2016
-
Keila Balbinor
10/2016
Como o filme “Quando tudo começa” colabora com a reflexão sobre a gestão escolar na escola pública
-
Ivana Corrêa Tavares Oliveira
09/2016
A interlocução saúde e educação e a inclusão de estudantes com deficiência no ensino regular
-
Janaina Venezian
04/2016
Deve-se trabalhar com leitura e escrita na educação infantil?
-
Amanda Monteiro Magrini
03/2016
A inclusão dos AASI na rotina dos professores na educação especial
2015
-
Bruna de Souza Diógenes
12/2015
Programa de Estudos Pós-graduados em Fonoaudiologia da PUC-SP: análise da produção de quatro décadas
-
Profa. Dra. Regina Maria Ayres de Camargo Freire
11/2015
Algumas considerações sobre a Fonoaudiologia
-
Ivana Corrêa Tavares Oliveira
10/2015
O projeto Jogos da Cultura Popular como ferramenta de Inclusão
-
Keila Balbino
09/2015
O papel do professor no momento da alfabetização
-
Ezequiel Chassungo Lupassa
08/2015
O Marco Histórico da Alfabetização no Brasil
-
Adriana Gaião Martins
07/2015
O lúdico e a aprendizagem: Um recorte teórico
-
Janaina Venezian
06/2015
Educação impossível
-
Gisele Gouvêa da Silva
05/2015
O retorno à Demóstenes
-
Sofia Nery Liber
04/2015
O Filme "A Família Bélier" e a Psicanálise
-
Ivana Corrêa Tavares Oliveira, Sofia Lieber, Keila Balbino, Regina Freire
03/2015
“Contribuições da legislação para mudanças políticas na educação inclusiva no atual cenário educacional brasileiro”
-
Bruna de Souza Diógenes
01/2015
O Trabalho Grupal: Vislumbrando novos olhares/fazeres no processo de alfabetização
2014
-
Michele Picanço do Carmo
12/2014
Leitura e movimentos oculares
-
Sofia Nery Lieber
11/2014
Linguagem e subjetivação: sobre a natureza dessa relação
-
Bruna de Souza Diógenes
10/2014
Indicadores de Risco para os sintomas de linguagem: Interface Fonoaudiologia e Saúde Pública
-
Dayane Lotti e Adriana Gaião
09/2014
A leitura: cotidiana e motivacional
-
Ezequiel Lupassa
08/2014
Manifestações dos Distúrbios de Linguagem e da Aprendizagem
-
Regina Freire
07/2014
1ª Jornada Fonoaudiologia, Educação e Psicanálise
-
Juliana Mori
06/2014
Uma experiência na inclusão escolar de pessoas com autismo
-
Silvana Soares
05/2014
Mudanças na formação do professor: efeitos sobre a educação infantil e as séries iniciais
-
Manoela Piccirilli
04/2014
Uma reflexão sobre queixas escolares
-
Janaina Venezian
03/2014
Educação infantil e Fonoaudiologia
2013
-
Sofia Nery Lieber
12/2013
A voz não se confunde com o som
-
Dayane Lotti, Isabela Leito Concílio
10/2013
Serviço de Apoio Pedagógico Especializado (SAPE): reflexões acerca da Sala de Recursos a partir de uma experiência em uma escola da rede pública da zona norte do Estado de São Paulo
-
Cinthia Ferreira Gonçalves
09/2013
A posição do aprendiz no discurso dos professores
-
Keila Balbino
08/2013
Aluno: sujeito com conhecimentos que devem ser considerados no processo de alfabetização
-
Vera Ralin
05/2013
Aparatos tecnológicos em questão
-
Ivana Tavares
04/2013
A escrita como sistema de representação
-
Gisele Gouveia
03/2013
Semiologia Fonoaudiológica: os efeitos da sanção sobre o falante, a língua e ao outro
2012
-
Dayane Lotti; Isabela Leite Concílio
11/2012
Queixa escolar e seus fenômenos multideterminados
-
Alcilene F. F. Botelho, Eliana Campos, Enéias Ferreira, Maria Elisabete de Lima
10/2012
Alfabetização e letramento
-
Wladimir Alberti Pascoal de Lima Damasceno
08/2012
A Clínica da Gagueira
-
Cinthia Ferreira Gonçalves
06/2012
A Análise de Discurso e a Fonoaudiologia: possibilidades de um diálogo
-
Manoela de S. S. Piccirill
04/2012
A Inibição na Produção da Escrita
-
Regina Maria Ayres de Camargo Freire
03/2012
Uma segunda língua, para quem?
-
Manoela de S. S. Piccirilli
01/2012
A Inibição na Produção da Escrita
2011
-
Juliana Mori
12/2011
A escola e o bebê: é possível educar?
-
Gisele Gouvêa
11/2011
A questão da estrutura clínica em Fonoaudiologia
-
Christiana Martin
10/2011
Inclusão Escolar
-
Treyce R. C. V De Lucca
09/2011
Retardo de Linguagem: Questões Norteadoras
-
Kivia Santos Nunes
08/2011
O Silência e a Clínica Fonoaudiológica
-
Vera Lúcia de Oliveira Ralin
06/2011
Atuação fonoaudiológica na Educação - Um fazer possível
-
Cláudia Fernanda Pollonio
04/2011
Linguagem e Subjetividade: Sobre a natureza desta relação
-
Juliana Cristina Alves de Andrade
03/2011
O Sujeito e a Linguagem
2010
-
Regina Maria Freire
12/2010
A Alfabetização e seus Avatares – CAPES/INEP
-
Giuliana Bonucci Castellano
11/2010
Prancha de Comunicação Suplementar e/ou Alternativa: o uso do diário como possibilidade de escolha dos símbolos gráficos
-
Beatriz Pires Reis
10/2010
Demanda para perturbações de Leitura e Escrita, há um aumento real?
-
Fabiana Gonçalves Cipriano
08/2010
Sintomas vocais em trabalhadores sob o paradigma da Saúde do Trabalhador
-
Vera Lúcia de Oliveira Ralin
06/2010
Atuação Fonoaudiológica na Educação – Um fazer possível
-
Maria Rosirene Lima Pereira
04/2010
A clínica fonoaudiológica e o reconhecimento do falante
-
Hedilamar Bortolotto
03/2010
Transtornos Invasivos do Desenvolvimento: a clínica fonoaudiológica em questão
-
Fábia Regina Evangelista
01/2010
Indicadores Clínicos de Risco Para a Fonoaudiologia
2009
-
Gisele Gouvêa
09/2009
Coluna "Fonoaudiologia em Questão"
-
Cláudia Fernanda Pollonio
08/2009
A clínica fonoaudiológica: sua relação de escuta à fala
-
Apresentação da Coluna
06/2009
Coluna "Fonoaudiologia em Questão"